Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, da Educação de Niterói, receberá as disputas internacionais

Niterói será palco do Sul-Centro de Handebol Feminino, entre os dias 26 e 30 de novembro. Os jogos serão disputados no Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, da Rede Municipal de Educação, que foi inaugurado em agosto deste ano, no Barreto. O campeonato receberá as seleções do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru e El Salvador.

Depois de inaugurado, o CT Niterói Joga em Rede está recebendo competições dos Jogos Escolares de Niterói (JEN), nas mais diversas modalidades, entre futsal, handebol, e ginástica rítmica. Agora, o Centro de Treinamento ganha projeção internacional, sediando o torneio Sul-Centro e recebendo seleções oficiais.

“É um orgulho muito grande ver o CT Niterói Joga em Rede ganhando essa projeção internacional e atraindo competições de peso como essa. Tenho certeza que esses torneios valorizam ainda mais o equipamento público que preparamos para os estudantes da Rede Municipal. A casa deles, onde eles podem dar os primeiros passos no esporte, está recebendo atletas de nível internacional. É um espelho”, celebrou o presidente e secretário municipal de Educação, Bira Marques.

O local já está sendo preparado pela Confederação Brasileira de Handebol para receber o campeonato e a Seleção Brasileira já iniciou os treinos no centro.

Izabel Chagas, estudante de 12 anos da E. M. Altivo César, é uma das maiores entusiastas da visita da Seleção Brasileira de Handebol Feminino. Com a chegada das “leoas”, Izabel, que é praticante de handebol em sua escola, entregou uma carta de incentivo e boas-vindas para todas as jogadoras do elenco brasileiro, assinada por Felipe do Rego Barros, presidente da Confederação Brasileira de Handebol.

“Amei conhecer as atletas da seleção brasileira. Fiquei muito feliz de saber que elas estão treinando nessa quadra, que é nossa. Eu amo jogar handebol e vou torcer muito pelo Brasil”, disse Izabel, empolgada em poder assistir aos treinos.

Bruna de Paula, armadora da seleção que também disputou as Olimpíadas de Paris, presenteou Izabel com uma camisa de treino e se empolgou ao treinar no espaço que incentiva o esporte na rede pública de ensino.

“Acredito que o esporte é muito importante, porque muda vidas, como mudou a minha. O esporte ainda vai mudar a vida de muitas crianças e adolescentes que passarem por aqui. Hoje, Niterói está recebendo a gente com todo o carinho, estamos vendo as pessoas se empenhando para fazer o melhor evento possível. Para a gente, isso é muito importante. Vamos tentar dar o máximo dentro da quadra e dar o exemplo para as crianças, para que, um dia, elas sejam como a gente”, disse a atleta.

O ginásio tem dimensões oficiais e arquibancada com capacidade para 1,8 mil pessoas. O Centro de Treinamento foi instalado onde funcionava o Clube Tio Sam Barreto, lugar que já foi considerado o templo do futsal. O ginásio do espaço já sediou a Copa América de Futsal, com a participação das seleções do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Venezuela, e também foi palco de grandes espetáculos de nível internacional. O local foi totalmente reformado e equipado para receber os estudantes da Rede e formar futuros atletas, atendendo os 30 mil estudantes da Rede Municipal de Educação de Niterói.

A Seleção Brasileira busca o tetracampeonato, com títulos conquistados em Maceió, Uruguai e Argentina no currículo, nos anos de 2018, 2021 e 2022. Após seis anos, desta vez as Leoas voltam a disputar com o apoio da torcida brasileira em Niterói.

Na estreia, no dia 26, o Brasil enfrenta o Uruguai, e duelam contra o Paraguai no dia 27. No dia 28, será a vez de disputar com El Savador, enquanto no dia 29 disputam com o Chile. A seleção encerra sua participação no torneio no dia 30, num clássico contra a Argentina. Os horários dos jogos ainda serão definidos pela organização do evento.

Ganhará o título quem terminar a disputa com o maior número de pontos. O título no Sul-Centro garante a vaga automática no Mundial da modalidade, que será realizado entre os dias 27 de novembro e 14 de dezembro de 2025, na Holanda e Alemanha. Serão classificadas as três seleções que obtiverem a melhor pontuação ao longo das cinco partidas.

Os jogos do campeonato Sul-Centro de Handebol terão entrada gratuita. Os ingressos serão disponibilizados pela Confederação Brasileira de Handebol, através de seus canais oficiais.