O auditório da Escola Municipal Honorina de Carvalho, localizada no bairro de Maria Paula, ficou pequeno na noite da última quarta-feira (26), para receber a “Noite de Talentos” promovida pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). O tema da festa foi “Talent Show: Holliwood Movies” e contou com a presença dos alunos, professores, funcionários, familiares e convidados.

O projeto, coordenado pelo professor de Inglês Rodrigo Fernandes, teve início em 2019 e tem por objetivo mobilizar a EJA através de atividades nas áreas da cultura, música, teatro e cinema, além de contribuir para a socialização dos alunos na unidade. Os temas das edições anteriores foram Halloween (2019), Cultura Nordestina (2022) e “International Singers” (2023).

Para apresentação deste ano, os alunos escolheram os filmes “Nosso Sonho” (5º ano); “Nasce uma Estrela” e “Titanic” (6º ano); “Ghost” (7º ano), “Dirty Dancing”” e “Footloose-Ritmo Louco” (8º ano); “White Chiks- As Branquelas” e “O Guarda-Costas”. Cada grupo ficou responsável por produzir uma sinopse, apresentar o trailer e as trilhas sonoras das produções.

“A finalidade é promover a inclusão social ao reunir pessoas diversas, com idades distintas, possibilitando senso de comunidade e pertencimento. Acreditamos que essas propostas contribuem para a interação social, ajudando a desenvolver habilidades de comunicação, cooperação e trabalho em equipe” afirmou o professor Rodrigo Fernandes.

“Essas propostas culturais são de grande importância para tornar a nossa EJA mais alegre e potente, pois estimulam o pensamento crítico, a criatividade e diversas formas de expressão pessoal. Através da arte, música, teatro e literatura, nossos estudantes podem desenvolver suas habilidades e talentos. A EJA vive e resiste!”, acrescentou a pedagoga da unidade, Hellen Christófori.

Depois da apresentação dos grupos, o auditório virou uma pista de dança e os alunos puderam se divertir. A festa foi completa, com direito a um lanche especial. A animação ficou por conta as músicas que fizerem parte da trilha sonora dos filmes escolhidos pelos alunos.

“O que aconteceu aqui nos deixa mais alegres e animados depois de um dia de muito trabalho. Fiquei nervosa e pensei que não fosse dar conta de preparar os cartazes, os textos, as roupas, mas no final tudo deu certo na apresentação”, confessou a cabelereira Vera Abdala, aluna do 6º ano.

“Participar dessa atividade foi uma coisa nova para mim. Comecei a estudar há 20 anos e depois tive que parar porque precisava trabalhar. Este ano retornei estou tendo a oportunidade de viver momentos diferentes e bem divertidos”, contou a diarista Eliane Dutra, aluna do 6º ano.