Quem foi o fundador de Niterói: Araribóia ou José Clemente Pereira? Esse e outros questionamentos fizeram parte da aula de abertura do curso “Conhecendo Niterói”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, na última terça-feira (28) no Museu da Justiça de Niterói, localizado no complexo arquitetônico da Praça da República.

Cerca de 400 alunos acompanharam atentamente a palestra, que teve como objetivo apresentar a trajetória histórica e política do município. Na primeira parte, coube à escritora, historiadora e coordenadora do curso, Cristina Pontes, explicar o significado das cores, das três datas, do brasão e dos símbolos presentes na bandeira de Niterói.

Já o professor e historiador Antônio Seixas, abordou a história da cidade, a partir dos primeiros indígenas que aqui habitaram, passando pelo Descobrimento do Brasil, a Invasão Francesa, o Período Colonial, a República e a concessão do Título de Cidade Imperial à Cidade Sorriso pelo Imperador Dom Pedro II, em 1844.

O momento de maior emoção aconteceu durante a apresentação de um vídeo, que exibiu documentos, peças de artesanato, monumentos, locais históricos da cidade e a evolução urbanística da cidade. Niterói, que em 2023 comemorou 450 anos de fundação, já teve outros nomes: Vila Real da Praia Grande e Nictheroy, que acabou dando origem à denominação atual.

“Temos percebido uma procura cada vez maior pelo curso, por pessoas que moram em Niterói e também em outros municípios. Esse interesse nos enche de orgulho, afinal a Cidade Sorriso representa de maneira significativa a trajetória e história do nosso país”, afirmou o Secretário de Educação e Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bira Marques.

“Além das palestras, planejamos uma série de novidades, com convidados especiais e diversas visitas técnicas. Os alunos terão a oportunidade de conhecer o Parque Municipal das Águas, o Mercado Municipal, a Ilha das Flores, Teatro Municipal, Palácio Araribóia e os fortes do Gragoatá e do Pico”, acrescentou a produtora do curso, a publicitária Celedir Caetano.

O Curso Conhecendo Niterói é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, através da Subsecretaria de Projetos Especiais, via Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN). O encerramento será no dia 11 de dezembro e os participantes terão direito a certificado.

Os interessados podem obter informações através do e-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br