Escolha uma Página

Passeio fez parte da programação do “Tô de Férias na Escola”

Os estudantes das Unidades Municipais de Educação Infantil Jacy Pacheco e Darcy Ribeiro atravessaram a Ponte Rio-Niterói para conhecer a Casa França Brasil, no Centro do Rio de Janeiro. A atividade aconteceu nesta terça-feira (23) através do programa “Tô de Férias na Escola”. No espaço, as turmas puderam visitar a exposição “Viva viva, Escola Viva”, que reúne a arte, as crenças e a cultura de cinco povos indígenas.

Foto: Cheila Pacetti/ ASCOM SME

Dentro da Casa, as crianças embarcaram em um espaço completamente novo. Naturalmente, as crianças tiveram sua curiosidade aguçada e várias perguntas foram feitas aos guias da exposição. Entre os elementos presentes, o povo Maxacali, de origem tupi, expôs o conjunto de fauna e flora que fazem parte de seu universo cultural e simbólico. Além disso, eles expuseram os macarás, seus chocalhos, utilizados em cerimônias religiosas e outras festividades.

Para Samuel Messias, de 9 anos, a experiência foi muito marcante: “gostei muito de toda a exposição e da arte indígena”. Ele afirmou ainda que “é desenhista e que gostou muito de poder mostrar um pouco de seus desenhos e de sua imaginação no final do passeio”.

A Valéria Lima, professora da UMEI Darcy Ribeiro que acompanhou o passeio, ressaltou a importância de oferecer às crianças outras vivências.

“Atravessar a Ponte Rio-Niterói, para essas crianças, já é uma experiência e tanto. Estando aqui, observando a importância e dessas culturas ancestrais em nossas vidas, eles aprendem também um pouco mais de nossa História”, destacou.

Foto: Cheila Pacetti/ ASCOM SME

Em outro ponto da exposição estavam os elementos da cultura Huni Kuin. Este povo utiliza seus conhecimentos milenares para produzir remédios e perfumes a partir de ervas encontrados na floresta amazônica. Além disso, também estavam presentes na exposição gravuras de suas vidas na floresta, suas crenças religiosas, sua arte e tapetes. As crianças ainda puderam entrar em uma canoa indígena, onde fizeram questão de tirar várias fotos.

Ao fim do passeio, os alunos das duas unidades escolares foram convidados a desenhar em uma parede, que imitava um quadro de giz, o que aprenderam durante a exposição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support