Passeio fez parte da programação do “Tô de Férias na Escola”
Os estudantes das Unidades Municipais de Educação Infantil Jacy Pacheco e Darcy Ribeiro atravessaram a Ponte Rio-Niterói para conhecer a Casa França Brasil, no Centro do Rio de Janeiro. A atividade aconteceu nesta terça-feira (23) através do programa “Tô de Férias na Escola”. No espaço, as turmas puderam visitar a exposição “Viva viva, Escola Viva”, que reúne a arte, as crenças e a cultura de cinco povos indígenas.
Foto: Cheila Pacetti/ ASCOM SME
Dentro da Casa, as crianças embarcaram em um espaço completamente novo. Naturalmente, as crianças tiveram sua curiosidade aguçada e várias perguntas foram feitas aos guias da exposição. Entre os elementos presentes, o povo Maxacali, de origem tupi, expôs o conjunto de fauna e flora que fazem parte de seu universo cultural e simbólico. Além disso, eles expuseram os macarás, seus chocalhos, utilizados em cerimônias religiosas e outras festividades.
Para Samuel Messias, de 9 anos, a experiência foi muito marcante: “gostei muito de toda a exposição e da arte indígena”. Ele afirmou ainda que “é desenhista e que gostou muito de poder mostrar um pouco de seus desenhos e de sua imaginação no final do passeio”.
A Valéria Lima, professora da UMEI Darcy Ribeiro que acompanhou o passeio, ressaltou a importância de oferecer às crianças outras vivências.
“Atravessar a Ponte Rio-Niterói, para essas crianças, já é uma experiência e tanto. Estando aqui, observando a importância e dessas culturas ancestrais em nossas vidas, eles aprendem também um pouco mais de nossa História”, destacou.
Foto: Cheila Pacetti/ ASCOM SME
Em outro ponto da exposição estavam os elementos da cultura Huni Kuin. Este povo utiliza seus conhecimentos milenares para produzir remédios e perfumes a partir de ervas encontrados na floresta amazônica. Além disso, também estavam presentes na exposição gravuras de suas vidas na floresta, suas crenças religiosas, sua arte e tapetes. As crianças ainda puderam entrar em uma canoa indígena, onde fizeram questão de tirar várias fotos.
Ao fim do passeio, os alunos das duas unidades escolares foram convidados a desenhar em uma parede, que imitava um quadro de giz, o que aprenderam durante a exposição.