Foto: Cheila Pacetti/ASCOM
Os alunos do GREI 3 da UMEI Professora Hilka de Araújo Peçanha, localizada em Santa Rosa, visitaram a Biblioteca Municipal Anísio Teixeira, no Campo São Bento, para participar de brincadeiras, contação de histórias, teatro de fantoches, entre outras atividades. O evento faz parte de uma das ações previstas no Projeto Instituinte deste ano da unidade.
O tema do projeto é: “Niterói: passado, presente e futuro – 450 motivos para sorrir”. O objetivo é possibilitar às crianças de dois a cinco anos a oportunidade lúdico-pedagógica, abordando aspectos da história, geografia, cultura, meio ambiente e pontos turísticos da cidade. A professora Leda Vieira, que esteve presente com os estudantes, explicou como foram planejadas as visitas.
“Começamos visitando a pracinha do bairro, depois fomos ao Museu de Arte Contemporânea e também fizemos um passeio de ônibus pela orla da cidade. Muitos alunos nunca tinham ido a estes locais e ficaram bastante impressionados”, contou.
A professora Suzana Leite complementou pontuando a importância das crianças conhecerem Niterói e se sentirem pertencentes à cidade.
“A proposta é fazer com que as crianças possam conhecer os principais pontos turísticos do município na companhia das famílias e também desenvolvam o senso de pertencimento à cidade e cuidado com o meio ambiente”, destacou.
A mãe da pequena Marina Duarte, de 3 anos, a Fabiane Duarte, contou que, sempre que possível, procura acompanhar a filha nas atividades organizadas pela escola.
“Eu tenho participado dos passeios e acho positivo essa integração com as famílias. A minha filha está interagindo muito bem e, em casa, sempre comenta sobre as atividades que estão sendo feitas na sala de aula”, disse.
Além das atividades externas organizadas pela escola, os alunos estão participando de diversos projetos, como construção de maquetes, confecção de álbum de figurinhas, além de atividades envolvendo música e pintura. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos farão parte de uma exposição que acontecerá em outubro na escola. O Projeto Instituinte da UMEI Hilka de Araújo Peçanha está dividido em três etapas: “Niterói, uma viagem no tempo e no espaço”, “Niterói, verde que te quero ver” e “Niterói: da crítica ao seu engajamento social. Qual o nosso papel?”.