Escolha uma Página

Participar de uma Feira de Ciências e apresentar uma experiência feita em sala ou em laboratório tem mobilizado um número cada vez maior de escolas da Rede Municipal de Niterói. Mais do que despertar o interesse e a curiosidade, são estratégias que contribuem para o letramento científico da garotada. Uma dessas iniciativa é a “Crianças no Mundo das Ciências”, que está acontecendo na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, na Ponta da Areia.

Durante toda a semana, do dia 28 ao dia 1º de setembro, mais de 200 estudantes do 1º ao 5 ano se envolveram em atividades relacionadas ao mundo da ciência e do meio ambiente com a orientação dos professores da unidade. O projeto conta com a participação das 13 turmas em experimentos como: Funcionamento do Sistema Solar; Metamorfose da borboleta; Preservando e Reciclando; Boia ou afunda?; Componentes do meio-ambiente; Ilusão de ótica; Elementos essenciais à vida; Ciclo da água e Como funciona uma Estação de tratamento de água e esgoto.

De acordo com a diretora-adjunta, Mônica Santos, a iniciativa partiu dos estudantes, que se mobilizaram para escolher o tema e as atividades que fizeram parte da feira.

“A curiosidade deles sobre os mais variados assuntos fez com que as ideias fossem aparecendo. É gratificante ver as turmas passando pelas salas, trocando conhecimento, fazendo experiências e criando essa movimentação nos corredores da escola. Já estamos pensando na edição de 2024”, afirma Mônica.

Professora do 3º ano da unidade, Jaqueline Reis, destaca que a divulgação dos trabalhos realizados em sala criou uma expectativa na comunidade escolar.

“Nós colocamos fotos, vídeos no grupo de pais da escola e os alunos também comentam quando chegam em casa. Temos visto um interesse cada vez maior das famílias em torno das atividades que eles têm desenvolvido” diz Jaqueline

O estudante Gabriel, do segundo ano, se empolgou ao falar sobre a feira e disse o quanto está adorando participar, apesar de ser desafiador: “eu estou amando a Feira de Ciências. É um pouco asssustador, mas você vai se acostumando. Estou aprendendo sorbe o ar, água, os seres vivos e o sol”, contou.

Já a Sofia, da turma GR 3B, fez questão de contar que está aprendendo sobre a ilusão de ótica e fez uma apresentação com referência à bandeira do Brasil.

“Aprensentei sobre a ilusão de ótica na bandeira do Brasil, mas também gostei muito de ver as apresentações dos foguetes, dos animais e do meio ambiente. É importante cuidar de todos os animais, do meio ambiente e do planeta Terra”, pontuou.

Um dos destaques da Feira de Ciências da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha foi a participação de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além de orientações sobre saúde e higiene, as crianças tiveram a oportunidade de manusear materiais e objetos que fazem parte de um laboratório de Ciências.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support