A Secretaria Municipal de Educação de Niterói, através da Coordenação de Educação na Diferença, realiza periodicamente o projeto “Bora Conversar? O assunto é: gravidez e menstruação! Você sabia que não é só coisa de menina?”. A programação é feita em parceria com as diretorias de 3° e 4° ciclos, através do Projeto Entrelaços, com ações que envolvem temas relacionados aos componentes curriculares e aspectos importantes do desenvolvimento humano.
O objetivo do “Bora Conversar” é promover debates sobre a gravidez na adolescência e os impactos na vida dos jovens, além de dialogar sobre possíveis dúvidas nas mudanças dos corpos feminino e masculino na puberdade. Outros assuntos discutidos são os cuidados corretos para a manutenção da saúde íntima, tanto das meninas quanto dos meninos, saúde feminina e o processo menstrual.
O projeto é dividido em três oficinas, nas quais podem aprender de forma dinâmica, com a professora Eloá Maciel. Nelas, os estudantes participam de um jogo de cartas e também debatem as mudanças do corpo feminino e masculino, abordando ainda o tema da menstruação, entendendo como ela acontece e o motivo.
“Eu faço rodas de conversa com os estudantes e conversamos sobre os impactos da gravidez na adolescência, tanto para a menina quanto para o menino. Queremos descontruir essas ideias de que é só coisa de menina, que não interfere na vida deles. São debates bem interessantes, onde surgem ótimos exemplos”, reforçou Eloá.
Nas escolas por onde o projeto já passou, os retornos são positivos. Christiane Costa, professora de Matemática do Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, pretende seguir com as rodas de conversa com os estudantes para dar oportunidade para mais reflexões.
“Nós professores notamos a dificuldade dos estudantes de terem escuta ativa e respeitosa sobre as opiniões uns dos outros, e já tivemos bons desdobramentos e reflexões sobre a gravidez e menstruação.”
Já Mara Cid, professora de Geografia da Escola Municipal Santos Dumont, no bairro de Fátima, relatou que, após os encontros, houve uma mudança comportamental positiva no grupo: ”eles têm tido uma convivência mais respeitosa e afetuosa”, complementou.
A coordenadora de Ciências do 3° e 4° ciclos, Monique Fontoura, também percebeu bons resultados a partir das conversas nas escolas.
“Ao longo dos encontros, percebemos que a confiança construída entre os estudantes, professores e coordenadores permite que discussões a respeito das sexualidades, violências contra a mulher e preconceitos entrem em pauta de forma mais afetuosa, e colabora para a construção de uma comunidade escolar mais respeitosa”, explicou.
A coordenadora ainda reforça que o “Projeto Entrelaços” trata de empatia, responsabilidade, autoconhecimento e senso de coletividade.
“As percepções sobre o próprio corpo e sobre sexualidades discutidas no ‘Bora Conversar’ potencializam todas essas temáticas, que são de extrema importância para o desenvolvimento humano e convivência social”, finalizou.
Várias escolas da Rede já foram contempladas com o projeto, como E. M. Dr. Alberto Francisco Torres, E. M. Maestro Heitor Villa Lobos, E. M. Rachide da Glória Salim Saker, E. M. Demenciano Antônio de Moura, E. M. Honorina de Carvalho, E. M. Levi Carneiro, E. M. Altivo César, E. M. Profª Maria Felisberta Baptista da Trindade, E. M. José de Anchieta, E. M. Paulo Freire e E. M. Santos Dumont.
As demandas específicas de cada Unidade sobre temáticas de gênero e sexualidade foram levadas em consideração durante a implementação das atividades. O projeto é respaldado pelo Referencial Curricular de 2016-26, que prevê Projetos Políticos Pedagógicos que tenham como princípios a educação antirracista e anticapacitista, entre outros.