Cerca 25 mil alunos estão participando este ano da 9ª edição dos Projetos Educacionais Instituintes desenvolvidos pelas escolas da Rede Municipal de Niterói. A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME), no âmbito do Projeto Niterói 450 anos, em celebração ao aniversário que é um marco histórico para a cidade. Neste ano, grande parte dos 68 projetos inscritos são voltados para o tema, resgatando a história, memória e belezas de Niterói.
Realizado desde 2013, o objetivo do projeto é melhorar a qualidade da Educação Básica em Niterói e fortalecer os Projetos Políticos Pedagógicos das unidades municipais. As atividades compreendem as etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e as modalidades da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos. O processo teve inicio em abril deste ano, com a divulgação do edital, seguido de um período de inscrições e a avaliação dos projetos, de acordo com os Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Niterói.
“Estamos preparando uma programação muito especial para celebrar os 450 anos de Niterói, e os Projetos Instituintes são parte disso. É muito importante envolver os estudantes nesse processo, reforçando o sentimento de pertencimento e cidadania, porque a identidade de um povo também é formada por sua cultura e memória”, reforça o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.
Na análise das propostas pedagógicas foram considerados aspectos como a transformação da realidade educativa, a sólida formação teórica e a coerência metodológica. As unidades participantes estão recebendo recursos financeiros para a compra de materiais, cujo valor máximo não poderá exceder a R$ 4.000,00. Um dos aspectos positivos dos Projetos Educacionais Instituintes, segundo a diretora de Articulação Pedagógica da SME, professora Silvana Malheiro, é potencializar o trabalho pedagógico realizado nas escolas e dar visibilidade às ações desenvolvidas em sala de aula.
“Esses projetos são importantes para o desenvolvimento, as aprendizagens e o protagonismo dos estudantes. Os temas escolhidos demonstram o interesse das escolas em participar de um momento significativo na história da nossa cidade. A grande expectativa que temos, em relação a edição deste ano, é que as famílias visitem a mostra e compartilhem o processo vivenciado pelos nossos alunos ao longo de 2023 ” afirmou Silvana.
“450 anos de Niterói – Conhecendo as contribuições culturais que fizeram e fazem a história da nossa cidade” é o tema do Projeto Instituinte da Umei Professor Jorge Vieira Najjar, localizada na Ititioca, que atende 99 alunos, de 3 aos 5 anos. De acordo com a diretora da unidade, Renata Jameiro, o objetivo é apresentar aos alunos personalidades que marcaram a história do município.
“A equipe pedagógica planejou uma série de atividades envolvendo diversas formas de linguagem. Através da Sacola Viajante, as crianças estão levando para casa livros que falam de Niterói e dos autores nascidos aqui. Após a leitura, elas terão a oportunidade de recontar a história em sala de aula. No esporte, escolhemos a triatleta Fernanda Keller e teremos diversas brincadeiras que remetem ao esporte. Na pintura, vamos conhecer um pintor nascido na cidade. Depois, elas farão releituras, pintando de outra forma e usando outros materiais. Os nossos alunos estão envolvidos em todas as etapas desse projeto” afirmou Renata.
A preocupação com o meio ambiente da cidade mobilizou a garotada da Umei Hilka Peçanha, situada no Pé Pequeno, em Santa Rosa. A pedagoga Andrea Fontes, responsável pelo Projeto Instituinte “Niterói: passado, presente e futuro – 450 motivos para sorrir”, ressalta que as atividades propostas para as 83 crianças matriculadas na unidade visa estimular a capacidade de observação e interpretação de situações do cotidiano.
“Temos desenvolvido ações a fim de que os alunos se tornem cidadãos autônomos, críticos e reflexivos. O projeto tem várias vertentes e uma delas trata da importância de conhecer e valorizar os recursos naturais da nossa cidade. É preciso refletir sobre as práticas ecológicas desde a infância e, para isso, utilizamos o princípio dos oito erres: refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar”, diz Andrea.
O encerramento dos Projetos Instituintes será em novembro, mês de aniversário da cidade de Niterói. De acordo com o calendário divulgado pelo edital, todos os trabalhos, além de outras atividades promovidas pela SME e a FME, serão apresentados em uma exposição, que poderá ser conferida pelo público em data e local a serem divulgados posteriormente.