Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Educacional (SSDE), realizou o seminário interno “Uma Rede Inteira pela Alfabetização”, nos dias 13 e 14 de julho. O evento foi realizado no Complexo Naval da Ilha do Mocanguê, nas dependências da Marinha do Brasil, em parceria com o Comando da Força de Superfície.

A abertura do seminário foi realizada dentro do histórico Navio-Veleiro Cisne Branco, pelo secretário Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, que agradeceu ao Contra-Almirante Cantarin por ceder o espaço. Ele reforçou a centralidade da discussão pedagógica na Rede, sobretudo no que diz respeito à alfabetização.

“É necessário organizar, de maneira cada vez mais eficiente, o caminho que precisamos trilhar. Estamos focados em aprimorar e intensificar a alfabetização na nossa Rede, principalmente depois desse período pandêmico, que deixou marcas profundas no ensino brasileiro”, ressaltou o secretário e presidente.

Em seguida, a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, discorreu sobre as metas e as melhorias do processo de ensino-aprendizagem no município de Niterói. Dentre estas, a prioridade fundamental é a alfabetização. Além desta, a conectividade, a Educação Especial, o programa Escola + Segura e a formação do corpo docente também foram elencados como metas a serem aprimoradas.

Além das metas, foram discutidos, ainda, os progressos que a Educação Niterói nos últimos meses. A Secretaria Municipal de Educação, nos últimos cinco meses, reviu a política de Educação Especial, a política de implantação de novas tecnologias e uma série de regulamentações. Ana Schilke destacou que “o profissional da Educação Niterói pode ter certeza de que o trabalho dele tem sentido e função social objetiva”.

O professor do Instituto de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Armando Arosa, fez sua intervenção, ressaltando a importância da práxis na execução das políticas públicas. Além da intervenção de Arosa, a equipe da SSDE reforçou que é necessário continuar investindo em uma construção pedagógica coletiva e calcada nos Referenciais Curriculares estabelecidos pela Educação Niterói.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support