No dia 06 de março, aconteceu a aula inaugural do curso “Revisitando a Literatura Niteroiense” com o tema “O Café Paris e sua escrita transgressora”.

Essa primeira aula do curso foi um grande sucesso!

O público expressivo participou da palestra do escritor e pesquisador de memória literária Jordão Pablo de Pão, que também assina a curadoria do curso.

Apresentando detalhes da boemia em Niterói e o funcionamento do Café Paris (1898-1942), a tarde foi permeada por poemas e depoimentos de artistas da época. Livros foram sorteados pelas coordenadoras do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, Celedir Caetano e Namir Lagos.

O encontrou contou também, com a participação da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Populares Municipais de Niterói, Maria Lúcia Gonçalves.

O curso é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Niterói, pela Fundação Municipal de Educação de Niterói, via Subsecretaria Municipal de Políticas Educacionais Transversais, por meio do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense e acontece todas as primeiras segundas-feiras de cada mês.