A Coordenação de Mídias e Novas Tecnologias, da Subsecretaria de Desenvolvimento Educacional, realizou nesta quarta-feira (30/11), um evento para a socialização dos Relatos de Boas Práticas do Projeto Robótica Educacional, no Auditório Darcy Ribeiro. O objetivo deste encontro foi trocar experiências entre as unidades municipais de Educação que participaram do projeto este ano.

Entre os projetos, a UMEI Vale Feliz apresentou a Robótica Educacional aos seus alunos de 1º ciclo. As crianças da unidade criaram o “Robocopo”. Com um fundo de copo, três ou quatro hastes e um pequeno motor movido a pilha, a invenção é capaz de se movimentar como um minirobô.

Na E. M. Lúcia Maria Silveira Rocha, a Robótica Educacional foi apresentada com o intuito de ampliar os estudos que o grupo estava realizando sobre as ciências naturais. Por meio da montagem de robôs, a professora da unidade explorou os movimentos de rotação e de translação da Terra, usando mecanismos automatizados.

Já na E. M. Fco. Portugal Neves, o ensino na Robótica Educacional foi um aliado pra pensar a cultura local. Levando-se em consideração a interface entre as novas tecnologias e a cultura da favela, os alunos criaram uma maquete do baile funk com alguns dispositivos automatizados, como: música e a apresentação de grafites feitos por estudantes da própria unidade.

Os estudantes da E. M. Paulo de Almeida Campos construíram um forno solar, utilizando materiais como papel alumínio e caixa de isopor. Os conhecimentos trabalhados no Projeto Robótica Educacional os ajudou a construir um ventilador interno para o protótipo possibilitando que o ar quente possa circular e cozinhar alimentos no seu interior. Dessa forma, não somente os conceitos de Robótica foram transmitidos, mas também conceitos de sustentabilidade ambiental e uso consciente das fontes de energia.

Por fim, a E. M. João Brazil apresentou o seu maior orgulho: o Robô Xô Covid, que ganhou prêmios na Mostra Nacional de Robótica (MNR). Além desta importante invenção, que ajudou a educar os estudantes da unidade no sentido de prevenir o contágio do Coronavírus, a unidade também apresentou outros projetos: circuitos elétricos de massinha, programação em EV3 e prototipagem com Lego. Ao fim do evento, dado o avanço no ensino de Robótica Educacional, a E. M. João Brazil recebeu um prêmio de reconhecimento da Secretaria de Educação Niterói.

Com uma proposta pedagógica inovadora, sempre tentando difundir o uso de novas tecnologias em toda a Rede Municipal de Educação, a Coordenação de Mídias e Novas Tecnologias busca incentivar boas práticas pedagógicas no campo das mídias e tecnologias digitais. Dessa forma, a SME e a FME somarão esforços para prover os meios materiais necessários para que a Robótica Educacional seja cada vez mais difundida nas unidades de educação niteroiense.