Nos dias 3, 10 e 17 de novembro, as escolas municipais Anísio Teixeira, Honorina de Carvalho e Francisco Portugal Neves receberam a equipe do “Se Jogando na Matemática”, projeto de extensão da UFF vinculado ao “Programa Dá Licença”, que realizou uma oficina de jogos matemáticos com estudantes das turmas de 6° ao 9° ano. Participaram dos Jogos 53 alunos da E.M. Portugal Neves e 60 alunos da E.M. Honorina de Carvalho.

A ação é uma parceria entre o “Programa Dá Licença” e a Coordenação de Matemática, da Diretoria de 3° e 4° ciclos, cujo objetivo é desmistificar alguns assuntos como: critérios de divisibilidade, fatoração, padrões matemáticos e geometria, de forma lúdica e divertida através de jogos.

Os alunos dos professores de matemática: Márcia Eliane, Sabrina Ferreira, Luciana Tostes, Sheila Lima, Bianca Silva, Raphaela Duarte, Iata de Azevedo e Álvaro Soares participaram da atividade de forma ativa e ao final demonstraram muito entusiasmo, e alguns relataram “Eu não sabia essa matéria, agora eu sei”.

A oficina contou com a participação dos estagiários Gabriela Jóia, Pedro Humberto e Gabriel Ramos que, além de integrarem o Programa de Monitoria da Rede Municipal de Educação de Niterói, também fazem parte da Equipe do “Se Jogando na Matemática”.

A oficina contou, ainda, com a participação da voluntária Larissa Mariana Vasconcelos, da professora Itamara Ferreira, da coordenadora do “Se Jogando na Matemática”, Mônica Solto, e da coordenadora de Matemática Vanessa Nunes.

O grupo “Se Jogando na Matemática” desenvolve jogos e atividades recreativas para o ensino de Matemática. Todo o material deste e de outros projetos do “Dá Licença” pode ser acessado no site www.dalicenca.uff.br.