Na última sexta-feira (11/11), o Secretário Municipal de Educação Lincoln de Araújo Santos esteve presente no evento de lançamento do livro “No caminho da minha escola tem… Uma história do Campo de São Bento”. O livro foi escrito a muitas mãos, com Alexandra Lima da Silva sendo a autora e organizadora da obra, Eduardo Lima Queirolo, o Dudu, como coautor e ilustrador e Priscila Paula como ilustradora. Lincoln de Araújo Santos escreveu o posfácio da obra.

O evento de lançamento do livro foi realizado na Biblioteca Popular Anísio Teixeira, localizada dentro do Campo de São Bento. A turma de Dudu, que estuda na escola ao lado, a Escola Municipal Julia Cortines, esteve presente. Além da apresentação do livro, histórias sobre o Campo de São Bento foram contadas para as crianças, que puderam aprender um pouco mais sobre o local aonde estudam.

Nádia Enne, importante colaboradora da Educação Niterói nas últimas décadas, foi especialmente convidada apresentar o livro à turma da E. M. Julia Cortines. Ela ressaltou que “é de extrema importância mostrar para as crianças da mesma idade do Dudu que é possível escrever suas próprias histórias. Além disso, o Campo de São Bento, esta biblioteca, são espaços importante para nós, adultos, e também para as crianças”.

Alexandra Lima da Silva, autora do livro, também conhecida como Tia Alê, destacou pontos importantes da obra. Ela afirmou que “a preservação dos monumentos, dado que o Campo de São Bento é um local histórico, deve ser transmitida como um valor para as próximas gerações. Que as crianças percebam a riqueza deste caminho. Precisamos, ao mesmo tempo, após o período de pandemia, relocalizar estas crianças no espaço que é delas, uma vez que a pandemia tirou a criança da escola, passando a ter sua vida escolar pela via do ensino remoto”.

Com estas e outras ações, a Educação Niterói busca fomentar a conexão entre ensino público de qualidade e produção cultural. Não somente envolvendo adultos, mas colocando os alunos da Rede Municipal de Educação como protagonistas deste processo, tornando-os cidadãos capazes de defender a cidadania e a memória coletiva de nosso povo.