No Mês da Consciência Negra, a Educação Niterói, através da Subsecretaria de Projetos Educacionais Transversais com a Coordenação de Educação na Diferença, promove, a III Jornada das Relações Étnico-Raciais e Currículo. Esse ano o Tema é “Ubuntu: a educação antirracista é um compromisso de todos”

A III Jornada das Relações Étnico-Raciais e Currículo têm como principal objetivo socializar as práticas antirracistas que as unidades de educação desenvolvem e debater com os profissionais da educação as possibilidades de fomentarmos ainda mais projetos mobilizados para a construção de uma educação sem racismo, para fortalecermos as epistemologias indígenas, africanas e afro-brasileiras. Para a Coordenadora Cristiane Gonçalves, essas epistemologias potencializam, nos currículos e práticas pedagógicas, sentidos potentes para afirmarem projetos político-pedagógicos antirracistas e comprometidos com aqueles que lutam pela vida em plenitude, na reconexão e reverência às culturas ancestrais e dos povos das florestas, sua enorme produção de conhecimento e cosmo percepções, podendo, desta forma, afirmar uma educação na diferença e para o bem viver.

No dia 16 de novembro aconteceu a abertura da III Jornada que contou com a presença do Professor da UERJ, Dr Luiz Rufino, da Professora do SEEDUC/RJ Marinazia Cordeiro Pinto, e a mediação da Pedagoga da Rede, Professora Dra. Lygia Fernandes, além do Secretário de Educação Lincoln de Araújo, da Subsecretária Patrícia Gomes, da Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Rebecca Vieira, entre outros. Destaque para participação do Coletivo Beatriz Nascimento, representado por Marianna Lopes e Tatiara Souza. Os temas debatidos foram “A Pedagogia das Encruzilhadas” e “Desconstrução, Colonialidade e Ubuntu”. O eventoacontece no Auditório de Economia da UFF e vai até 18 de novembro com muitos debates e diversos convidados.