Escolha uma Página

No dia 19 de outubro, foi realizado o Encontro formativo “Currículos, Infâncias e Cotidianos – Diálogos sobre a integração, articulação, transição e travessia entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, promovido pela Diretoria de Educação Infantil, Diretoria de 1º e 2º ciclos e Diretoria de Articulação Pedagógica, no auditório da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em Niterói.

A abertura contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Prof. Lincoln de Araújo, a Subsecretária do Programa Criança na Creche, Profa. Patrícia Gomes, a Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Profa. Djenane Freire e o Subsecretário de Projetos Educacionais Transversais, Thiago Risso.

Débora Moreno, a Escritora das Latas, realizou a apresentação cultural do encontro. A Mesa “Nossos diálogos…” contou com a presença da Profa. Mairce Araújo (UERJ/FFP), a Pedagoga da E. M. Sebastiana Gonçalves Pinto, Amanda Pestana, a Profa. Alessandra Abreu (SME/FME) e a Pedagoga da UMEI Profª. Nina Rita Torres, Liliam Garcia, que colaborou com a mediação da mesa.

“Foi uma satisfação reunir professores e pedagogos neste encontro que marcou o início de um ciclo de ações formativas sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Essa é uma importante demanda pedagógica da Rede que pode ser atendida por meio do fortalecimento da articulação entre os profissionais que atuam nas escolas e na sede.”, disse Andreia Rangel, Diretora do 1º e 2º ciclos.

“Esse primeiro encontro do “Currículos, Infâncias e Cotidianos”, reuniu professores e pedagogos da Rede de Niterói para pensar os fios que unem o currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e em como percebemos as crianças nesses diferentes espaços/contextos. Como se trata de uma conversa inicial sobre o tema, destacamos a
importância da reflexão e do debate sobre os processos educativos que envolvem a leitura e a escrita a partir da perspectiva discursiva com experiências lúdicas, culturais e autorais, entendendo que a criança não deixa de ser criança quando deixa a Educação Infantil e nem que o processo de Alfabetização se inicia no ingresso das crianças no Ensino Fundamental.” Declara Fernanda Macedo, Diretora da Educação Infantil.

O encontro revelou dois importantes movimentos. Um diz respeito à integração das Diretorias que estão responsáveis pela discussão da articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental, indispensável para a consequente mobilização da rede no enfrentamento desta pauta. Outro movimento é aquele que entende o protagonismo das
unidades na concepção e consolidação deste projeto. É a partir deste fazer coletivo que conseguiremos avançar na garantia da educação para as infâncias”, relata Silvana Malheiro, Diretora de Articulação Pedagógica.

O encontro formativo constituiu um momento de aprendizado e marcou o início de um ciclo de conversa com as Unidades sobre a importância de se pensar a respeito dos aspectos relacionados com a transição/articulação da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support