Recital Vozes-Mulheres divulga trabalhos autorais de professores da Rede Municipal, além de clássicos da MPB
No dia 19 de outubro, alunos da EJA da Escola Municipal Portugal Neves, em Piratininga, se deliciaram com um lindo espetáculo dos professores da Rede. Estes mostraram seus talentos além da sala de aula! A Quarta Cultural tem como objetivo estimular os alunos e profissionais da rede a revelarem suas aptidões artísticas, contribuindo para a propagação da arte no âmbito escolar.

O projeto Quarta Cultural nasceu na Escola Municipal Portugal Neves e a ideia é que percorra outras escolas e mobilize os talentos, a arte e a cultura, sensibilizando a todos, para além dos muros da escola. A intenção é transbordar a arte que existe em cada indivíduo e tocar as pessoas por meio da partilha da sensibilidade expressa nos nossos fazeres. O tema desta edição surgiu do poema de Conceição Evaristo, que, com toda potência, exalta as mulheres que vieram antes de nós, as mulheres que somos e as que ficarão depois que partirmos. Vozes-Mulheres é um convite para que não nos calemos.

Precisamos contar a nossa história, contar e cantar as nossas dores e as nossas esperanças. Nesta edição, a Quarta Cultural contou com a participação de servidores, que demonstraram seus dotes artísticos. Débora Assumpção, Glória Salgueirinho, Guilherme Ornellas, Isabela Canossa, Jessé Magalhães, Liliane Balonecker, Lucilaine Reis, Rachel Folly, Rosane Locatelli, assim como os convidados Marcelo Malta, Ricardo Almeida, Tomires. O evento é de iniciativa da Coordenação de Educação e Cultura e da Coordenação de Programas Artístico-Literários.

Além dos servidores que se apresentaram, o evento contou também com a participação do Secretário Municipal de Educação, Lincoln de Araújo. O Secretário salientou a importância da produção artística em face ao período complicado que o país atravessa. Lincoln afirmou que “a arte é uma das fontes mais potentes de resistência contra este processo crescentemente autoritário e fascista o qual o país atravessa”. Ele esteve acompanhado dos subsecretários Thiago Risso e Djenane Freire.
Dessa forma, a Educação Niterói busca prover a toda comunidade escolar de mais alternativas de lazer e cultura, que sejam acessíveis para os alunos da Rede Municipal de Educação. Dessa forma, a diversão passa a ter elementos lúdicos e didáticos para um aprendizado coletivo, em consonância com o que é aprendido em sala de aula.