A Secretaria Municipal do Clima e a Secretaria Municipal de Educação de Niterói se uniram com o objetivo de reforçar o compromisso do Prefeito Axel Grael em diminuir os impactos das mudanças climáticas no município. Essa iniciativa desencadeou a formulação de processos educativos para os profissionais da Rede Municipal de Educação de Niterói. A proposta é desenvolver uma base de educação para a cultura climática, visando à percepção das mudanças ambientais que estão impactando diversos aspectos, desde fenômenos biológico-físicos, até os econômicos, políticos, científicos, pedagógicos e urbanos.

A aula inaugural contou com a presença do Secretário de Educação, Lincoln de Araújo, do Subsecretário de Projetos Educacionais Transversais, Thiago Risso, do Secretário do Clima Luciano Paez, do Subsecretário do Clima Marcos Lacerda e da diretora da unidade escolar, Maristela Fontes. A Diretora destacou a importância da escola ser pioneira na luta pela
diminuição dos impactos das mudanças do clima, ao fomentar diversas ações como: coleta seletiva, plantio de mudas, horta escolar, etc.

Luciano Paez salientou que “com o curso, os professores poderão incorporar a educação para mudança climática nas aulas e cenários educativos do ensino fundamental”. O Projeto piloto foi implantado na Unidade Municipal de Ensino Infantil Jacy Pacheco, no bairro do Barreto em Niterói, e oferecido para todos os profissionais da Escola. O Curso é ofertado no modelo híbrido e conta com sete aulas.
O Prefeito Axel Grael e o Secretário do Clima, Luciano Paez, apresentarão o projeto na COP-27, que acontecerá entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022, no Egito.