A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) vêm desenvolvendo um amplo programa de reforma que prevê a execução de obras de manutenção predial nas redes hidráulica e elétrica, limpeza de calhas, trocas de telhado, pintura das áreas internas e externas das Unidades, além de reforma e construção de quadras eDe acordo com o Departamento de Obras da FME, foram completamente reformadas cinco escolas: Vila Costa Monteiro (Ititioca) e Anísio Teixeira (São Domingos) e as UMEIs Prof.ª Margareth Flores (São Francisco), Lizete Fernandes Maciel (Jacaré) e Prof. Hilka de Araújo Peçanha (Santa Rosa).

Diversos serviços estão em fase final ou já foram concluídos em 27 escolas da rede. Em outras seis Unidades, estão sendo construídas quadras esportivas: E.M Dom José Pereira Alves, Horácio Pacheco, Sebastiana Pinho, Governador Roberto Silveira, Lúcia Maria da Silveira e André Trouche.

A iniciativa também está beneficiando a Rede de Bibliotecas Populares de Niterói. Três delas foram completamente restauradas: Monteiro Lobato, localizada no Horto do Barreto, Agnaldo Pereira de Macedo, na Vila Ipiranga (Fonseca), Anísio Teixeira (Campo de São Bento, Icaraí).

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, destaca que os laboratórios de informática também estão recebendo bancada padronizada. “São diversas ações que estamos implementando para entregarmos todas as escolas reformadas e ampliadas. A Rede Municipal de Niterói está passando por intervenções para que possamos adequar e modernizar as nossas unidades” concluiu.