O Programa Tô de Férias na Escola aconteceu em 28 unidades escolares entre Unidades Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais e 17 Creches Comunitárias conveniadas, no período de 18/07 a 29/07, sempre no horário da manhã, das 8h às 12h. Durante este período, as crianças puderam contar também com alimentação, pois foi oferecido café da manhã e almoço.

O Tô de Férias na Escola é um retorno àquilo que já era tradicional na Rede Municipal de Niterói, que é ter a escola aberta à comunidade no período de recesso. Cria-se um ambiente de recreação, prática esportiva e de cultura, além de utilizar várias linguagens que também têm uma conotação educacional, tais como teatro, música, literatura. Além disso, o Programa garantiu alimentação escolar neste período de férias, contribuindo com o valor nutricional que é fundamental para a formação da criança. “Desta forma, com alegria, criatividade e senso do coletivo, este programa rima com Educação.” Destaca o Secretário de Educação, Prof. Dr. Lincoln de Araújo.

Foram oferecidas diversas atividades extras, muita arte e cultura. Nesta edição, o Programa contou com oficinas esportivas, ambientais e artísticas, contação de histórias e apresentações de teatro. As saídas de campo foram para locais culturais. As crianças ocuparam espaços da cidade como o MAC, o Museu Janete Costa, o Parque das Águas, o circuito dos Caminhos de Darwin, além do querido Campo de São Bento. Ampliando as possibilidades, houve visitas ao CCBB e ao Centro de Referência de Artesanato Brasileiro na Praça Tiradentes-RJ.

“O Programa Tô de Férias na Escola tem três vertentes muito importantes: a primeira é evitar que no período das férias as crianças fiquem na rua, a segunda é fazer com que o ambiente escolar seja mais lúdico com diversas brincadeiras, oficinas de artes, jardinagem, jogos interativos, esporte e teatro, e a terceira vertente, talvez a principal, garantir a segurança alimentar dessas crianças, sabemos que nesse período sem aulas várias de nossas crianças não conseguem se alimentar saudavelmente em suas casas, especialmente no período que estamos vivendo de muito desemprego”, destaca o Presidente da Fundação Municipal de Educação Fernando Cruz.

Cabe ressaltar que a relação que existe entre a criança e o ambiente escolar é algo único e extremamente caro à formação dos alunos da Rede. Durante mais de um ano inteiro esse tempo foi perdido e a colônia Tô de Férias na Escola vem para acrescentar e minimizar esse impacto. Cada atividade artística e esportiva desenvolvida nestes dias foi pensada como instrumento pedagógico. Proporcionar atividades ao ar livre e fora dos muros da escola contribui para a ampliação dos horizontes de cada menino e menina além de fomentar o sentimento de apropriação da cidade em que vivem.