Brizola Neto é o responsável pela formação do Conselho

Na última quinta-feira (30/06), as inúmeras secretarias e coordenadorias do município de Niterói estiveram presentes no Teatro Popular Oscar Niemeyer para a instalação do Conselho Deliberativo Municipal de Trabalho Emprego e Renda, que será comandada por Brizola Neto. O evento contou ainda com a presença do prefeito Axel Grael, de parlamentares da ALERJ e da Câmara dos Deputados e também com secretários do poder executivo municipal.

Brizola Neto comanda uma pasta a qual já foi Ministro de Estado. A Coordenadoria receberá financiamento oriundo do FAT e do CODEFAT. Em seu discurso, o prefeito Axel Grael afirmou que “a prioridade do país, nesse momento, é a retomada dos empregos”. Lembrou, igualmente, que “Niterói tem um conjunto de políticas de transferência de renda, além da moeda social Arariboia”. O prefeito afirmou também que “o Programa Empresa Cidadã protegeu 15 mil empregos na cidade. Além disso Niterói recebeu do SEBRAE o prêmio Cidade Empreendedora”. Com todas estas conquistas, Axel acredita que a cidade vem produzindo um trabalho diferenciado no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Brizola agradeceu as palavras do prefeito de Niterói. O novo Coordenador também destacou que o Conselho Deliberativo irá seguir as regras propostas pelos tratados da OIT, que orientam a formar conselhos tripartites, tendo como partes representadas o governo, as representações de trabalhadores e de patrões. Após a fala de Brizola Neto, o procurador de Ministério Público do Trabalho, Maurício Guimarães, afirmou que “as instituições reguladoras do trabalho formal no Brasil estão sob intenso ataque no governo do atual Presidente da República”. Já a Secretária de Fazenda, Marília Ortiz, salientou que “além de fortalecer o ambiente de negócios na cidade de Niterói, o governo tem demonstrado compromisso com o Trabalhismo e com o desenvolvimento”.

Cabe destacar que a Secretaria Municipal de Educação tem colaborado com a regulamentação do Conselho Deliberativo na cidade de Niterói. O Secretário de Educação, Lincoln de Araújo, afirmou que “o desenvolvimento econômico e a Educação andam lado a lado. Nesse sentido, a SME estabeleceu com a Coordenadoria de Trabalho e Renda uma ação para dotar adolescentes e jovens trabalhadores de certificados em ofícios técnicos”.

Dessa forma, Niterói vem reafirmando o seu lugar como cidade mantenedora do bem-estar social e da boa remuneração dos empregos neste país, além de reforçar seu empenho para a manutenção de empregos formais em meio às crises que a sociedade vem vivenciando. Niterói, mais uma vez, surpreende positivamente.