O projeto Cinema na Escola, que leva cinema às escolas da Rede Municipal de Educação, tem início nesta quinta, dia 12 de maio, na Escola Municipal Paulo Freire. Neste primeiro semestre de 2022, ele contemplará doze escolas de 3º e 4º ciclos e sete escolas de Ensino Fundamental com Educação Integral. Para alunos de 8º e 9º anos, serão exibidos três curtas-metragens premiados em diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior: “O Orfão”, de Carolina Markowicz; “O Afeto e a Rua”, de Thiago Köche; e “Neguinho”, de Marçal Vianna. Já para os menores do Ensino Fundamental, o cardápio cinematográfico conta com diversas animações.

SINOPSES DOS CURTAS CINEMA NA ESCOLA 2022 – 8º e 9º anos

O Orfão, de Carolina Markowicz (ficção, 2018, 15 minutos)

Sinopse: Jonathas, um menino órfão, é adotado por uma nova família. Logo depois, o garoto é devolvido ao orfanato com a justificativa de que ele age de um jeito feminino.

O curta foi exibido em mais de 200 festivais de cinema nacionais e internacionais e com mais de 55 prêmios, entre eles:

– Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (Melhor Curta-Metragem Ficção)                                                                                       – Cannes 2018 (Winner of the Queer Palm)
– SXSW 2019 (Special Jury Recognition)
– Miami Film Festival (Best Short Film)
– Festival Internacional de Cinema de São Paulo (Winner of Canal Brasil Award, Itamaraty Prize and +10)

– FIC Viña Del Mar (Winner of Best Short Film)
– Festival do Rio (Winner of Best Short Film)

O Afeto e a Rua, de Thiago Köche (documentário, 2020, 15 minutos)

Sinopse: Em uma realidade repleta de exclusão, fome, frio e preconceito, o documentário fala sobre a relação carinhosa e com muito amor entre moradores de rua e seus cachorros.

Prêmios e Festivais: 7º CineSerra / 8º Ver Cine / 1º FIC FestCurtas / FUNDAJ 2020 / 15º Festival Taguatinga de Cinema / Curta Solar 2020 (Niterói)

Neguinho, de Marçal Vianna (ficção, 2020, 20 minutos)

Sinopse: “Neguinho” é baseado na história real de Jéssica, uma mãe solo, estudante de publicidade que tem pouco tempo para estar com o filho. É no transporte público – entre Nova Iguaçu e a zona sul do Rio – que ela passa a maior parte do tempo com Zeca. Ex-aluno de escola pública, Zeca agora tem uma bolsa de estudos em uma escola de elite da Gávea, mas ele já não é mais a criança feliz e comunicativa de antes. Jéssica então é chamada para uma reunião com Bárbara, a professora do seu filho. Em um encontro cheio de farpas, reflexões e visões de mundo diferentes, um ultimato é dado e o destino de Zeca precisará ser decidido.

Participou de mais de 20 festivais de cinema brasileiros onde recebeu diversos prêmios como no 43º Festival Guarnicê de Cinema (Melhor Direção de Curta-Metragem Nacional, Melhor Atriz Coadjuvante de Curta-Metragem Nacional, Melhor Atriz de Curta-Metragem Nacional)