A Secretaria Municipal de Educação de Niterói e a Fundação Municipal de Niterói deram início, nesta quinta-feira (20), ao Curso de Produção Audiovisual com Smartphone. É o primeiro curso oferecido pelo Laboratório de Mídias Educacionais (eLab), em parceria com o Programa Escolas Criativas. A formação aborda os principais conceitos e técnicas envolvidos na produção de vídeos com dispositivos móveis. Ainda há vagas para as turmas que começam em junho. As inscrições deverão ser feitas através do formulário disponível no link: https://cutt.ly/xbM00Y5.

A aula inaugural do curso, que será conduzido de forma semipresencial, contou com a participação do secretário de Educação, Vinicius Wu. O secretário ressaltou a importância de desenvolver iniciativas para elevar a qualidade da educação online da Rede Municipal de Educação, principalmente neste momento de pandemia, e dar continuidade às ações de Formação oferecidas pela SME/FME.

“Neste período, a tecnologia se tornou ainda mais necessária no processo de aprendizado. Inauguramos o laboratório, com equipamentos de qualidade e profissionais especializados, para apoiar os professores em suas aulas. Também asseguramos o auxílio de R$ 1,5 mil para que os profissionais comprem computadores, notebooks ou tablets para o trabalho no ensino remoto e estamos adquirindo tablets para os alunos. A inclusão digital da rede é fundamental para manter a qualidade do ensino online”, afirmou.

Com abordagens teóricas e práticas, através de encontros síncronos e atividades assíncronas, o curso está estruturado em cinco módulos: linguagem audiovisual, processos de mobile vídeo, produção de roteiro, gravação, edição e compartilhamento. Carla Sena, coordenadora de Educação, Mídias e Novas Tecnologias, ressalta que o curso tem o intuito de ampliar o repertório criativo dos professores que utilizam aparelhos celulares para compor uma série de conteúdos para as suas aulas (imagens, mídias audiovisuais, podcasts).

“É fundamental levarmos em consideração as mudanças nos formatos comunicacionais na educação em tempos de pandemia, considerando que as relações entre professor e aluno vêm sendo mediadas multimidiaticamente. Este curso vem contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas voltadas para essa produção multimidiática”, acrescenta.

Foram disponibilizadas seis turmas, preenchidas por ordem de inscrição. Ainda há vagas abertas para as turmas de junho, basta preencher o formulário disponível no link: https://cutt.ly/xbM00Y5. Para participar, é necessário ter um dispositivo com sistema operacional Android (versão 4.1 ou superior), com suporte de memória para download dos aplicativos que serão utilizados no curso.

Ao final do curso, cada participante produzirá um vídeo de até seis minutos, que será divulgado na plataforma de conteúdo do Projeto Escolas Criativas e no Portal Educacional da rede. O curso é oferecido pela Assessoria de Desenvolvimento da Educação, através da assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, em parceria com o Instituto BR, instituição gestora do Programa Escolas Criativas, e a Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional.