A retomada presencial no sistema híbrido na Rede Municipal de Educação de Niterói está ocorrendo de acordo com protocolos rígidos de segurança em relação à prevenção e ao combate ao coronavírus. As regras, elaboradas de forma responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, com base na ciência e em experiências internacionais, foram publicadas no documento “Sistema de Vigilância Escolar” e no Plano de Retomada das Aulas. Além da sanitização das escolas, estamos fiscalizando o uso obrigatório de máscaras, da testagem de temperatura de todos, distanciamento entre mesas e cadeiras e da distribuição de álcool em gel nos espaços comuns. Os protocolos tratam também sobre o monitoramento constante das escolas, afastando e monitorando os casos suspeitos (sintomas de gripe) e monitorando os contatos próximos.

Esse sistema de monitoramento, que está sendo feito pela Secretaria de Educação, inclui também a testagem de todos os profissionais de educação envolvidos com o ensino presencial de cada unidade. A testagem vem sendo realizada logo no início da retomada das atividades presenciais e será realizada de maneira constante. Na segunda-feira (3), o processo foi realizado em todos os profissionais de educação (direções, professores, pedagogos, merendeiros, faxineiros e porteiros) de todas as seis escolas reabertas naquele dia, assim como nas equipes da secretaria que acompanham a abertura. Foram detectados testes positivos em alguns profissionais que estavam assintomáticos e eles foram afastados imediatamente.

Conforme o protocolo de segurança, a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig) da Secretaria de Saúde foi acionada e os profissionais que testaram positivo no “teste rápido” foram encaminhados à unidades de saúde do município para a realização do teste RT-PCR ou sorológico. Quem testar positivo no RT-PCR ou sorológico ficará afastado por 14 dias e retornará ao trabalho somente após a realização de uma nova testagem. Caso o resultado dê negativo, o profissional retornará ao trabalho. Já as escolas sanitizadas anteriormente, estão sendo higienizadas pela própria equipe da unidade a cada turno.

Vale salientar que os testes positivos foram identificados em pessoas assintomáticas, que portanto não sabiam estar contaminadas, no primeiro dia do ensino híbrido destas unidades. Este processo de testagem antecipada garante a segurança de que estes profissionais não foram infectados nas unidades e que não vão transmitir a doença para colegas e alunos, uma vez que foram afastados logo no primeiro dia de trabalho presencial. Este monitoramento é uma ação fundamental do protocolo de segurança adotado pela Secretaria de Educação e será realizado em cada unidade a ser reaberta e de maneira constante nas unidades que já reabriram.

Diante desses esclarecimentos, reforçamos que não há surto de Covid-19 nas escolas da Rede Municipal de Educação de Niterói, uma vez que seria impossível iniciar e detectar um “surto” logo no primeiro dia de aula. Este tipo de afirmação demanda embasamento científico e comprovação das autoridades sanitárias do município. Acreditamos em uma comunicação transparente com toda a comunidade escolar, por isso, as nossas redes sociais são atualizadas constantemente com informações pertinentes sobre a implementação do ensino híbrido. Não contribua para a propagação de Fake News, é preciso ser responsável com a veracidade das informações que são compartilhadas.