A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, e a Fundação Municipal de Educação, através da Assessoria de Avaliação Institucional, realizaram na manhã nesta quarta-feira, 28, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, o I Encontro Municipal de Avaliação Institucional: Políticas públicas, participação e resistência.

O encontro reuniu profissionais da rede municipal de Niterói em torno da temática da avaliação educacional e em seus diversos aspectos e relações. O objetivo foi refletir e debater a avaliação em seus múltiplos sentidos e formas, bem como os encaminhamentos e desdobramentos no espaço da escola.

A mesa de abertura foi composta pelo ex-ministro da Educação, José Henrique Paim,  pela Secretária de Educação Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, e pelo deputado estadual e professor da Universidade Federal Fluminense, Waldeck Carneiro.

O Ex-ministro da Educação, José Henrique Paim, destacou a necessidade de uma discussão em âmbito nacional sobre o tema. “Hoje temos a ausência de uma liderança em torno do debate sobre a avaliação e dos temas estratégicos para a educação brasileira. O Brasil adota o sistema federativo daí a necessidade de ouvirmos todos os entes participantes.”

Já o Deputado Estadual Waldeck Carneiro ressaltou aspecto das  múltiplas dimensões do processo avaliativo: “ Não menos importante do que a avaliar as aprendizagens, é avaliar também o trabalho pedagógico. Isso significa incluir neste processo as condições objetivas do trabalho de educação, as adequações curriculares e a gestão como um todo.”

A Secretária de Educação, Flávia Monteiro, concluiu que é importante dialogar com as escolas. “Além do planejamento, precisamos construir processos de acompanhamento da aprendizagem.. São ferramentas que nos orientam no que se refere ao modelo de educação a ser implantado e as metas que pretendemos atingir.”

O evento contou com a realização de uma apresentação cultural encenada pela coordenadora de Promoção da Leitura, a poetisa e professora  Lili Balonecker. À tarde  o encontro teve continuidade com a realização de rodas de conversas sobre diversos temas relacionados à aprendizagem, importância da leitura e os benefícios da avaliação assistida em alunos com necessidades especiais.

Texto: Aryana Araújo

Fotos: João Pedro de Carvalho