Niterói sediou na manhã da última terça-feira, 21, no Auditório Darcy Ribeiro (Espaço Oswaldo Sales), a primeira Audiência Pública organizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), que teve como tema "Currículo em debate".
Na composição da mesa, estiveram presentes a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Flávia Monteiro, a Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE), Malvina Tuttman, a Presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Lucília Lino, o Presidente do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CEDERJ), Carlos Eduardo Bielschowsky, o Coordenador Estadual da BNCC, Fabiano Farias, o Conselheiro do Conselho Estadual de Educação, Marcelo Mocarzel, a Promotora Pública Drª Débora Vicente, e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Jorge Najjar.
A Audiência teve como objetivo discutir a proposta de currículo construída em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Undine-RJ).
O documento apresentado durante a audiência foi construído após observações, críticas e propostas de modificações feitas por especialistas da Educação.
Para a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, é importante retomar as discussões acerca do documento. “Necessário abrir um diálogo com a rede para que possamos aprofundar o documento a fim de que ele reflita um sentimento coletivo. O documento proposto vai caminhar em um sentido que valorize uma educação pública de qualidade social.”
De acordo com a secretária serão realizadas outras duas audiências, sendo a última no próximo dia 30 no município de Macaé.
Texto: Aryana Araújo
Fotos: Vitória de Maria