O Projeto Cinema Itinerante Ultragaz Cultural visitou Niterói na última segunda, 01, e terça-feira, 02.  A iniciativa, que consiste numa carreta adaptada com uma sala de exibição de 75 lugares, ficou estacionada Shopping Multicenter, em Itaipu.

Realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto teve início em 2001 e na edição deste ano irá percorrer 11 cidades de 15 estados do país. Os filmes escolhidos têm por objetivo promover a reflexão, de maneira lúdica, sobre a preservação do meio ambiente.

Durante os dois dias em que esteve em Niterói, a atração contou com a presença de 700 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das unidades E.M Prof. Dario de Souza Castello, E.M. Eulália Bragança, E.M. Francisco Portugal Neves, E.M. Mar Alegre e E.M. Prof. Marcos Waldemar.

A secretária Municipal de Educação, professora Flávia Monteiro, destacou a importância do cinema na formação dos alunos. " É imprescindível que todos nós, crianças, jovens e adultos, possamos, sonhar com um futuro promissor. Ao abordar temáticas importantes, o cinema também ajuda na compreensão  de conceitos e ideias apresentadas em nosso cotidiano", declarou.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, ressaltou a necessidade da promoção de atividades fora do espaço escolar. "Gosto muito quando fechamos parcerias que viabilizam o conhecimento de lugares novos, que faz com que voltem para  casa cheios de novidades, de esperança e de sede de conhecimento", completou.

O Subsecretario de Projetos Especiais, Professor José Henrique Antunes, afirmou que a iniciativa contribui para a formação da cidadania de alunos " O projeto visa levar exibição de filmes de qualidade, atualizados,  que possibilitem  ampliar o sentimento de solidariedade,respeito, cuidados com a natureza e principalmente uma Cultura de Paz." Concluiu.

O Projeto Cinema Itinerante Ultragaz Cultural contou com apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, através das secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Fundação Municipal de Educação (FME), subsecretaria de Projetos Especiais e a  Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Fundação Artes Niterói (FAN), Niterói Transporte e Trânsito (NITTRANS) e Guarda Municipal.

Texto: Luana Zeni

Fotos: João Pedro de Carvalho