Escolha uma Página

O Projeto Cinema Itinerante Ultragaz Cultural visitou Niterói na última segunda, 01, e terça-feira, 02.  A iniciativa, que consiste numa carreta adaptada com uma sala de exibição de 75 lugares, ficou estacionada Shopping Multicenter, em Itaipu.

Realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto teve início em 2001 e na edição deste ano irá percorrer 11 cidades de 15 estados do país. Os filmes escolhidos têm por objetivo promover a reflexão, de maneira lúdica, sobre a preservação do meio ambiente.

Durante os dois dias em que esteve em Niterói, a atração contou com a presença de 700 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das unidades E.M Prof. Dario de Souza Castello, E.M. Eulália Bragança, E.M. Francisco Portugal Neves, E.M. Mar Alegre e E.M. Prof. Marcos Waldemar.

A secretária Municipal de Educação, professora Flávia Monteiro, destacou a importância do cinema na formação dos alunos. " É imprescindível que todos nós, crianças, jovens e adultos, possamos, sonhar com um futuro promissor. Ao abordar temáticas importantes, o cinema também ajuda na compreensão  de conceitos e ideias apresentadas em nosso cotidiano", declarou.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, ressaltou a necessidade da promoção de atividades fora do espaço escolar. "Gosto muito quando fechamos parcerias que viabilizam o conhecimento de lugares novos, que faz com que voltem para  casa cheios de novidades, de esperança e de sede de conhecimento", completou.

O Subsecretario de Projetos Especiais, Professor José Henrique Antunes, afirmou que a iniciativa contribui para a formação da cidadania de alunos " O projeto visa levar exibição de filmes de qualidade, atualizados,  que possibilitem  ampliar o sentimento de solidariedade,respeito, cuidados com a natureza e principalmente uma Cultura de Paz." Concluiu.

O Projeto Cinema Itinerante Ultragaz Cultural contou com apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, através das secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Fundação Municipal de Educação (FME), subsecretaria de Projetos Especiais e a  Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Fundação Artes Niterói (FAN), Niterói Transporte e Trânsito (NITTRANS) e Guarda Municipal.

 

Texto: Luana Zeni

Fotos: João Pedro de Carvalho

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support