Cerca de 1000 alunos da rede participaram nesta terça-feira, 04, no Espaço Lagoinha, em Charitas, da cerimônia de formatura da segunda turma de 2018 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

A iniciativa é uma parceria da  Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, com a Polícia Militar e tem como proposta a conscientização dos alunos sobre questões voltadas para a prevenção das drogas, violência e o bullying.

De acordo com a Secretária de Educação, Flávia Monteiro, a atuação do PROERD nas unidades escolares é importante na construção do caráter social das nossas crianças.

“Os assuntos pautados no projeto são de suma importância para a boa convivência na comunidade escolar e na sociedade.  Construir bons valores cívicos e morais são necessários para dar as diretrizes de um caminho do bem a ser trilhado pelos cidadãos de Niterói”, declarou Flávia.

Para o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, os conceitos ministradas nas aulas devem ser aplicados tanto no ambiente escolar quanto na sociedade.

“O PROERD é fundamental para a construção da cidadania das nossas crianças e é necessário que elas multipliquem os valores sociais que aprenderam durante o curso, para que possamos ter um cidade que respeita as diferenças e que diz não às drogas e as violências”, destacou Bruno.

Na ocasião, o coordenador estadual do PROERD, Major Lima, destacou a importância do curso na vida das crianças.

“Estamos aqui para celebrar a formatura dessas crianças, que foram preparadas para encarar o mundo com um novo olhar. Tudo o que ensinamos deve ser levado para a vida de cada um e esperamos ter contribuído para a construção do cidadão de bem”, ressaltou.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas é realizado há 26 anos e nesta edição reuniu turmas do 5ª ano de 8 unidades da rede municipal: E.M. Dario de Souza Castello, E.M. Santos Dumont, E.M. Francisco Portugal Neves, E.M. Doutor Alberto Francisco Torres, E.M. Maria de Lourdes Barbosa Santos, E.M. Paulo de Almeida Campos, E.M. Sítio do Ipê e E.M. Tiradentes.

Texto: Larissa Lisboa

Fotos: Alan Jorge Dornelas.