Educadores e profissionais da Rede Pública de Niterói participaram nesta sexta-feira, 30, na Casa do Conhecimento, no Caminho Niemayer, o II Seminário Anual de Avaliação do Programa Transdisciplinar de Educação Integral e Fortalecimento de Políticas Públicas.

O evento é uma das ações desenvolvidas pelo Programa de Extensão Tear UFF Educação, que é um termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, e este ano teve como objetivo propor um debate sobre os desafios do atual cenário da educação brasileira, identificando as principais demandas das unidades municipais no ano de 2018.

A solenidade de abertura contou com uma mesa de apresentação do seminário e teve a presença da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o representante da Pró-Reitoria da UFF, Paulo Iskifini, a vice diretora do Instituto de Saúde Coletiva, Regina Flansino, e a coordenadora do Programa Tear UFF, Patrícia Camacho, que abordaram as questões que englobam o seminário e a sua contribuição para ações voltadas para o ensino público.

Na ocasião, a Secretária de Educação, Flávia Monteiro, ressaltou a importância da discussão das políticas públicas que implicam na educação de Niterói.

“Integrar Universidade, poder público e rede municipal é fundamental para a construção de políticas instituintes que possam contribuir nas práticas educacionais da cidade. O seminário é de suma importância à medida em que abre um espaço de diálogo entre os profissionais com o foco no desenvolvimento de novas estratégias para a Educação pública.”, destacou Flávia.

Dando continuidade ao evento, foram realizados debates e mesas redondas que abordaram os temas: A programação contou com debates e mesas redondas que abordaram os temas: “Vivenciando redes colaborativas em espaços públicos de educação: reflexões e desafios nas trilhas da esperança”, “Educação e preparação para aposentadoria”, “Saúde do trabalhador da Rede Municipal de Educação”, “Rede de saúde mental de Niterói: Construindo uma rede de cuidados na atenção psicossocial” e “Produção de práticas ambientais sustentáveis e ambiente alimentar saudável na escola”.

O Subsecretário de Projetos Especiais, Professor José Henrique Antunes mediou os debates e destacou que a parceria com o programa Tear UFF é fundamental para a rede.

“Precisamos fortalecer ainda mais as nossas ações pedagógicas e essa parceria é importante para consolidar os nossos trabalhos, além de qualificar a educação para a sociedade.”, declarou José Henrique.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME