A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), através da Coordenação de Promoção da Leitura e da Rede de Bibliotecas Populares, realizaram nesta quarta-feira, 07, no Teatro Popular Oscar Niemayer, a final do 18º Concurso de Incentivo a Leitura, que este ano abordou o tema “Carolina Maria de Jesus – Poesia e resistência!”.

O Concurso que teve como objetivo fortalecer as práticas docentes de formação de leitores nas escolas municipais, foi realizado em 3 etapas. Participaram da finalíssima 28 candidatos. Foram premiados alunos e professores em 7 categorias: Educação Infantil, 1º, 2°, 3° e 4º Ciclos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Professores. , para apresentarem seus poemas no palco do teatro. A programação contou também com a participação da Corpos Híbridos Cia de Artes acompanhados dos alunos da E.M Dom José Pereira Alves. Também se apresentaram, a poetisa Débora Moreno, a professora da rede Elaine Furlani, o cantor Jessé Magalhães, a poeta Joana Magalhães, o Projeto Corpo Criativo do coreografo Samuel Barreto e o Projeto Flamenco Sem Fronteiras da Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina.

A homenageada esse ano, foi a escritora Carolina Maria de Jesus, nascida em 1914, na cidade de Sacramento em Minas Gerais. Apesar do pouco estudo, conseguiu em forma de diários retratar a vida que levava na favela. Seu livro “Quarto de despejo – Diário de uma favelada” publicado em 1960, vendeu um total de 100 mil exemplares e foi traduzido para mais de 10 idiomas. A banca de jurados contou com a presença, da primeira dama do município, Fernanda Sixel, das professoras, Andrea Serpa e Cristiane Gonçalves e dos escritores Jordão Pablo de Pão, Raffaela Fernandez e Fernanda Bortone.

Os vencedores deste ano foram; as escolas UMEI Neuza Brizola (Engenhoca), UMEI Jacy Pacheco (Barreto), E.M Santos Dumont (Bairro de Fátima), E.M José de Anchieta (Morro do Céu), E.M Antinéia Silveira Miranda (Caramujo), E.M Dr. Alberto Francisco Torres (Centro) e UMEI Nilo Neves (Boa Vista).

Texto: Aryana Araújo
Fotos: Eires Silveira