No dia 22 de novembro, a cidade de Niterói, completará 445 anos, e para comemorar essa data, no dia 27 de novembro, às 15 horas, acontecerá no Memorial Roberto Silveira – Caminho Niemeyer, mais uma edição do projeto “Revisitando a História Fluminense”, com a palestra “Câmara Municipal de Niterói – Dois Séculos de História”, ministrada por Rubens Carrilho, chefe do arquivo da instituição.

São mais de três milhões de documentos históricos, alguns deles que datam da época do Brasil Colônia, e que se encontram preservados no Arquivo da Casa, sob os cuidados do Sr. Rubens, uma espécie de guardião da memória do legislativo.

São registros importantíssimos para nossa história, como, o da aprovação do fim da escravatura em Niterói, votada em 6 de abril de 1888, comprovando que a cidade aboliu a escravatura um mês e sete dias antes da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, a certidão de nascimento da Câmara de Niterói, de 1819, documentos de compra e venda de escravos e de terras, relíquias de mais de dois séculos, como, uma urna de madeira datada de 1907, que foi usada pelos vereadores da cidade por quase 100 anos, um mapa de Niterói ainda como colônia portuguesa, quadros originais de Dom Pedro I de 1880 e de Floriano Peixoto de 1895, e muitos outros de igual valor.

Na ocasião alguns documentos poderão ser apreciados durante a palestra.

A palestra é gratuita e com direito a certificado.

Divulgação: Memorial Roberto SIlveira.