A Escola Municipal Santos Dumont, localizada no Bairro de Fátima, é a mais nova unidade da rede a receber uma intervenção do Projeto Escolas Criativas – Cultura, Educação e Sustentabilidade. O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 30, e contou com a presença da Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, do Presidente da FME, Bruno Ribeiro, a Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, o Subsecretário de Projetos Especiais, José Henrique Antunes, e a Superintendente de Gestão Escolar, Vanderléa Nazareth.

Também estiveram presentes professores, funcionários e alunos que puderam assistir a a uma apresentação do aluno Patrick Pereira, integrante do programa Aprendiz – Música na Escola, que adaptou a música Aria de Giovanni Pergolesi para o violoncelo.

O Projeto Escolas Criativas – Cultura, Educação e Sustentabilidade é uma realização da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), com a Enel.  A parceria que conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Fundação de Artes de Niterói (FAN) e a realização da Quitanda das Artes, tem como objetivo integrar cultura, educação e sustentabilidade através da tecnologia e inovação.

A iniciativa prevê a utilização de tecnologia, arte em salas equipadas com recursos que possam auxiliar na troca de experiências, programações artísticas e cursos de formação para alunos e professores. As unidades receberam um cineclube educativo, auditório, laboratório de informática e bibliotecas.

De acordo com a Secretaria de Educação, Flávia Monteiro, a ideia é expandir o projeto para outras unidades." Queremos ampliar esse projeto em 2019. Trata-se de uma iniciativa vitoriosa, inovadora por reunir a educação, a cultura, a inovação e a arte."

O Presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou os resultados obtidos: "O Escolas Criativas veio pra ficar e já conseguimos ter resultados positivos nas outras unidades onde houve a implementação. É um projeto muito importante para a formação das nossas crianças."

A E.M. Santos Dumont foi a terceira unidade da rede municipal a receber uma intervenção do projeto Escolas Criativas que já beneficiou  E.M Francisco Portugal Neves (Piratininga) e a E.M Heitor Villa Lobos (Ilha da Conceição).

Texto: Aryana Araújo

Fotos: João Pedro de Carvalho e Assessoria de Comunicação da Prefeitura