A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação em parceria com a Universidade Federal Fluminense realizaram nesta sexta-feira, 26, no Auditório Florestan Fernandes da Faculdade de Educação da UFF, no Campus Gragoatá, o I Encontro de Leitura da cidade.

Com a temática “Confabulações Literárias e Palavras Brincantes”, o evento teve como objetivo propor a reflexão sobre a importância da literatura na formação do cidadão.

Para a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro o evento retrata a importância da inserção da literatura nas escolas.

“A presença das múltiplas linguagens da literatura nos estudos educacionais é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico dos nossos alunos. O trabalho diário de protagonismo dos professores da rede no âmbito artístico é essencial para proporcionar um ensino público democrático e de qualidade em Niterói”, declarou Flávia.

De acordo com o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro,  a atual gestão está empenhada em investir na qualificação dos profissionais da rede.

“Acreditamos que a eficiência que temos apresentado se deve à qualidade e ao empenho dos nossos professores. Vamos prosseguir investindo em formações continuadas que visam à garantia de uma educação pública de qualidade para os nossos alunos. ”, ressaltou Bruno.

Durante todo o dia a programação contou com apresentações culturais, citações poéticas com o cordelista João Batista Melo, oficinas literárias, sarau e contação de histórias, além de uma roda de conversa com os escritores niteroienses, Elaine Furlani, Liliane Balonecker e Júlio Emílio Braz.

O evento contou também com uma mesa redonda mediada pelo jornalista da FME, Cesar Medeiros, para discutir questões voltadas para a literatura infantojuvenil. Fizeram parte como palestrantes as professoras da UFF, Nilma Gonçalves e Iris Amâncio, que abordam sobre os assuntos “Temas Polêmicos na Literatura: A Necessária Presença na Escola” e “Artes Literárias e Africanidades: Desafios para a Leitura e o Ensino da Literatura Afro-brasileira Infantojuvenil”.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Alan Jorge Dornelas.