Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação em parceria com a Universidade Federal Fluminense realizaram nesta sexta-feira, 26, no Auditório Florestan Fernandes da Faculdade de Educação da UFF, no Campus Gragoatá, o I Encontro de Leitura da cidade.

Com a temática “Confabulações Literárias e Palavras Brincantes”, o evento teve como objetivo propor a reflexão sobre a importância da literatura na formação do cidadão.

Para a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro o evento retrata a importância da inserção da literatura nas escolas.

“A presença das múltiplas linguagens da literatura nos estudos educacionais é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico dos nossos alunos. O trabalho diário de protagonismo dos professores da rede no âmbito artístico é essencial para proporcionar um ensino público democrático e de qualidade em Niterói”, declarou Flávia.

De acordo com o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro,  a atual gestão está empenhada em investir na qualificação dos profissionais da rede.

“Acreditamos que a eficiência que temos apresentado se deve à qualidade e ao empenho dos nossos professores. Vamos prosseguir investindo em formações continuadas que visam à garantia de uma educação pública de qualidade para os nossos alunos. ”, ressaltou Bruno.

Durante todo o dia a programação contou com apresentações culturais, citações poéticas com o cordelista João Batista Melo, oficinas literárias, sarau e contação de histórias, além de uma roda de conversa com os escritores niteroienses, Elaine Furlani, Liliane Balonecker e Júlio Emílio Braz.

O evento contou também com uma mesa redonda mediada pelo jornalista da FME, Cesar Medeiros, para discutir questões voltadas para a literatura infantojuvenil. Fizeram parte como palestrantes as professoras da UFF, Nilma Gonçalves e Iris Amâncio, que abordam sobre os assuntos “Temas Polêmicos na Literatura: A Necessária Presença na Escola” e “Artes Literárias e Africanidades: Desafios para a Leitura e o Ensino da Literatura Afro-brasileira Infantojuvenil”.

 

Texto: Larissa Lisboa.  

Fotos: Alan Jorge Dornelas.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support