A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação realizaram nesta quarta-feira, 24, no auditório Darcy Ribeiro, localizado no Centro, o I Fórum Municipal de Arte na Educação de Niterói.

Com a temática “A arte sendo discutida e praticada em sala de aula”, o evento teve como objetivo propor a reflexão sobre a importância da prática artística e cultural na formação dos alunos da rede municipal.

Na ocasião, a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, destacou a representatividade da arte na formação do cidadão.

“A arte é um dos principais caminhos que auxiliam no desenvolvimento de um pensamento crítico. Esse é o momento de compartilhar as produções dos nossos alunos e professores no campo artístico, que ajudam na formação de um cotidiano mais brilhante, além de abrir novos horizontes para as crianças”, declarou Flávia.

De acordo com o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o desenvolvimento de atividades como o Fórum de Artes é de suma importância para a capacitação no âmbito escolar.

“Precisamos de eventos como esse para debater questões relacionadas às nossas escolas. Além de capacitar os nossos alunos e professores, estamos também inserindo a arte na vida das nossas crianças, auxiliando na formação cultural que implica diretamente na qualificação do ensino público de Niterói”, destacou Bruno.

Para o Coordenador de Artes da Rede Municipal, Eires Silveira, o evento reflete sobre a importância da arte no cotidiano.

“O fórum tem o objetivo de apresentar os trabalhos realizados pelos professores e alunos que também são artistas e contextualizam suas obras de acordo com as suas vivências diárias, destacando o valor da arte para a história da sociedade”, declarou Eires.

Durante o dia a programação contou com apresentações em vídeo, musicais, intervenções artísticas, teatrais e poéticas, oficinas, exposições de trabalhos e relatos de experiências dos participantes.

O evento contou ainda com uma palestra ministrada pela professora da UERJ, Isabela Frade, que abordou a temática “Políticas Públicas para o Ensino de Arte, a BNCC e o Novo Cenário Nacional”. Foram realizadas também de duas mesas de debates sobre os temas “A importância da Cultura Popular e das Múltiplas Linguagens Artísticas na Educação Básica”, ministrada pela professora da UERJ, Valéria Leite, e do professor da UFF, Wallace de Deus,  e “O Trabalho da Arte-Educação nos Espaços Culturais Integrados às Escolas”, apresentada pelas educadoras do MAC, Márcia Campos e do Museu Janete Costa, Sueli Mendonça.

Texto: Larissa Lisboa e Alan Jorge Dornelas.

Fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME.