Nesta terça, dia 23, o Memorial Roberto Silveira recebeu Stélvio Figueiró e Flávio Almeida do setor educativo do Museu de Arqueologia de Itaipu e Ana Paula Mello, vencedora do Prêmio “Educador Nota 10", com o projeto "O meu lugar: educação e memória de Niterói", para a 3ª edição do Revisitando a História Fluminense. Na palestra, os profissionais compartilharam sobre suas experiências, a história, o acervo do Museu e sobre o grande trabalho de educação patrimonial.

Stélvio Figueiró inicia contando um pouco sobre a história do museu: “No século XVIII, os padres portugueses idealizavam uma constituição do recolhimento para as mulheres. Quando elas não se adaptavam ao regimento, recebiam como punição serem recolhidas pelos seus entes. E estes entes também tiveram mães e filhos, mas isso parecia não pertencer ao mundo humanizado naquela época. Era um lugar de sofrimento, o recolhimento não era voluntário, mas quando ele ocorria voluntariamente, ficava claro que as mulheres queriam fugir de uma vida muito pior com seus cônjuges.” Stélvio ainda acrescentou que o acervo do museu conserva uma importante coleção original com: lascas de machado, almofarizes, sambaquis( amontoado de conchas), calcário, ossadas humanas, entre outras riquezas históricas que ele abriga.

Flávio Almeida apresentou “a menina dos olhos”, um Programa de Educação Socioambiental, que é um projeto do qual a Escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis participa. Esta proposta inicia por volta de março e vai até meados de novembro/dezembro, com o intuito de incentivar as crianças a preservar os biomas costeiros de Itaipu, demonstrando a importância e história do museu, e a estimulação dos alunos a conhecer o espaço em que vivem. “Eu acho muito bacana quando chega uma criança que participou do Programa de Educação Socioambiental com os familiares e fala que vai apresentar como é. A gente percebe que tocou aquela criança, atingindo o nosso objetivo como educador.”, afirma.

Ana Paula Mello finaliza trazendo o trabalho que realiza com seus alunos do 6º e 7º ano de educação patrimonial com a finalidade de aproximá-los das questões ambientais e despertar o interesse em conhecer os bens culturais e naturais de Niterói.

Texto e fotos: Equipe Memorial Roberto Silveira