Em função da campanha mundial do Setembro Amarelo, profissionais da rede municipal de Educação participaram nesta segunda-feira, 24, no auditório Amaury Pereira Muniz, na sede da FME, do “Seminário pela Vida”.

A campanha, aderida pelo Brasil em 2015, tem como objetivo o auxílio às pessoas com problemas emocionais, como por exemplo a depressão, o tratamento da doença e a prevenção do suicídio.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e pela Fundação Municipal de Educação, através da Coordenação das Bibliotecas Populares Municipais, o Núcleo de Ações Integradas (NAI), o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) e o Núcleo de Cinema (NUCINI), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e o Centro de Valorização da Vida (CVV), o evento teve como proposta abrir um espaço para o diálogo acerca do assunto tratado com o intuito de informar e alertar os participantes sobre os riscos da saúde e bem-estar emocional.

Durante o evento, ministrado pelas coordenadoras das Bibliotecas Populares Municipais, Ana Duque e Maria Lúcia Gonçalves, foram realizadas palestras com as temáticas: “Uma questão de saúde pública: o suicídio no mundo, no Brasil e em Niterói”, “A saúde de trabalhadores da Educação: Um olhar sobre a subjetividade” e “Musicoterapia: a música como ponte para a reestruturação do sujeito”.

A programação contou também com a apresentação dos trabalhos de prevenção ao suicídio e apoio emocional, realizados pelos voluntários do CVV e pelo grupo “Neuróticos Anônimos”.

Encerrando o evento foi exibido o filme “Do meu lado”, de Tarcísio Lara Puiati, como forma de sensibilização. Além da composição de uma roda de conversa abordando assuntos como o afeto, relações, laços e solidão.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Alan Jorge Dornelas e Aryana Araújo