A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação, através da subsecretaria de Projetos Especiais, apresentaram nesta quarta-feira, 19, na E.M. Julia Cortines (Icaraí), mais uma edição do projeto “Tocando com a Polícia Militar – Concerto Didático”.

Cerca de 500 alunos do primeiro ao quinto ano tiveram a oportunidade de assistir no Ginásio de Esportes a uma apresentação da banda da PM que tocou diversas canções da Música Popular Brasileira como “Assim Caminha a Humanidade”, “Aquarela do Brasil”, além de trilhas sonoras de diversos filmes.

O projeto, fundado em 2010, é resultado de uma parceria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia com a Polícia Militar, e conta com a participação de 25 integrantes da Companhia Independente de Músicos da PM.  

A Secretária de Educação, Flávia Monteiro, destacou a necessidade de se criar estratégias que permitam a inserção da música no planejamento escolar. “É preciso valorizar o contato da criança com essa forma de linguagem. Pesquisas apontam que a música facilita a concentração, desenvolve o raciocínio além de promover o equilíbrio do aluno” afirmou.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, a finalidade social do projeto é importante para os alunos e suas famílias. “ Além permitir diversas experiências no campo da prática musical, o curso contribui o processo de inclusão e até mesmo ascensão social dos nossos alunos na sociedade”, afirmou Bruno.  

Segundo o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, professor José Henrique Antunes, a iniciativa contribui também para aproximação do profissional de segurança do universo escolar. “Além do aprendizado dos instrumentos, o programa ajuda a desenvolver o gosto pela arte e aumenta o repertório musical das nossas crianças”, ressaltou Henrique.

O projeto “Tocando com a Polícia Militar” funciona semanalmente nas escolas  Adelino Magalhães (Engenhoca) e Ayrton Sena (Morro do Estado). Durante as aulas, ministradas por músicos da PM,  os alunos aprendem sobre a teoria,  harmonia e a prática instrumental.

Alguns estudantes já se apresentaram com a Banda Sinfônica da Polícia Militar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e também nos desfiles de 7 de setembro.

 

Texto: Cesar Medeiros e Alan Jorge Dornelas

Fotos: Alan Jorge Dornelas