A professora de francês da rede municipal de educação de Niterói, da E.M. Bolívia Gaetho, Dayana dos Santos Ribeiro Rafael, recebeu uma bolsa da Embaixada da França, no Rio de Janeiro, para participar da formação “Enseigner le français à l’école primaire” (ensinar francês na escola primária) no Centro de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras de Besançon, na França.

Durante a formação, a professora pode aperfeiçoar seu conhecimento sobre situações de ensino-aprendizagem, do francês na escola primária, através de propostas pedagógicas concretas, que privilegiam a ação do aluno a partir de uma abordagem lúdica e plurissensorial. Tal abordagem visa motivar o aprendizado da língua francesa por meio de atividades que estimulem a criatividade, a interação e a participação dos alunos.

Dayana teve, ainda, contato com professores de francês de vários países que partilharam suas práticas e experiência em sala de aula, de forma muito enriquecedora, tendo terminado o curso com a certeza de que todo o conhecimento adquirido será muito importante para a elaboração das suas aulas e para o desenvolvimento dos seus alunos na língua francesa.

Para Dayana as práticas do curso são importantes para o desenvolvimento de suas aulas. “Trago comigo os aprendizados para trabalhar nas escolas, pois através dessas atividades poderei estimular os alunos para que possam ser mais atuantes e participativos em sala de aula.”, concluiu.

Texto e fotos: Divulgação.