Cerca de 800 alunos da rede participaram nesta quinta-feira, 12, na Associação Atlética Banco do Brasil, em São Francisco, da cerimônia de formatura da primeira turma de 2018 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

O projeto, realizado há 26 anos, tem como objetivo conscientizar os alunos através de aulas e palestras sobre às prevenção das drogas, violência e o bullying. A iniciativa é uma parceria da  Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, com a Polícia Militar.

De acordo com a Secretária de Educação, Flávia Monteiro, a atuação do PROERD nas unidades escolares é importante para a formação educacional dos alunos.

"O papel da escola é educar e instruir os estudantes sobre os seus direitos e deveres dentro da sociedade. O exercício de cidadania realizado pelo PROERD auxilia no trabalho de conscientização dos alunos nos assuntos voltados ao combate de uso das drogas e a prática de violência", destacou Flávia.

Para o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, as atividades do curso devem ser exercidas dentro e fora das escolas.

"O PROERD ajuda os nosso alunos a agirem como cidadãos, aprendendo o que é certo e errado. Desta forma, podemos juntos resgatar os princípios e valores que regem a sociedade e que devem ser praticados diariamente”, declarou Bruno.

Na ocasião, o Tenente Coronel do 12º Batalhão, Fausto Neto destacou a importância da participação de todos na educação da criança.

“Cada vez que as crianças dizem não as drogas, elas dizem sim a vida. Se afastando das más influências que elas podem ter e se aproximando de práticas mais saudáveis como a prática de esportes.”

O Programa Educacional de Resistência às Drogas reuniu 28 turmas de oito e unidades da rede municipal: E.M. André Trouche, E.M. Mestra Fininha, E.M. Diógenes Ribeiro de Mendonça, E.M. Prof. Marcos Waldemar, E.M. Vera Lúcia Machado, E.M. Helena Antipoff, E.M. Maria Ângela Moreira Pinto e E.M. Eulália da Silveira Bragança.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME.