A prefeitura de Niterói entrega nesta quinta-feira, 12,  mais uma escola municipal reformada na atual gestão. Dessa vez foi a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Neuza Brizola, localizada na Engenhoca, zona norte da cidade.

A intervenção faz parte do programa “Mais Infância”, criado pelo prefeito Rodrigo Neves em 2013 e que tem por objetivo aumentar o número de vagas e garantir o acesso à educação infantil. Entre as diversas ações do programa estão a inauguração e reforma das unidades existentes, incorporação de creches comunitárias e municipalização de escolas estaduais.

A iniciativa já entregou na atual gestão 20 novas escolas, municipalizou 2 CIEPS,  realizou obras de reforma na maioria das unidades, além de ter incorporado antigas creches comunitárias.

Na UMEI Neuza Brizola foram realizadas diversas melhorias como pintura interna e externa, reforma da cozinha e dos banheiros, cobertura do pátio, além de obras de acessibilidade em todo o prédio. A unidade atende 150 alunos em horário integral.

Amanhã (13) será a vez da E.M. Nossa Senhora da Penha, localizada na Ponta da Areia e que atende 214 alunos de 1º e 2º ciclos. Além da pintura da escola, a colocação de cerâmica nas paredes, foram realizadas obras de acessibilidade, climatização além da construção de uma mini quadra poliesportiva coberta.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flavia Monteiro, ressaltou a importância da manutenção da estrutura das escolas da rede.

“É gratificante ver o resultado de cada obra realizada nas nossas unidades. Quando pensamos nos benefícios para os nossos alunos, vamos além do ensino. Cada ação realizada é pensada como continuidade do trabalho positivo desenvolvido pela atual gestão”, declarou Flávia.

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, a rede municipal direciona os seus trabalhos para garantir os direitos dos cidadãos de Niterói.

“Toda escola construída e reformada por nós tem como objetivo atender as demandas do município. A Educação é um direito de todos e trabalhamos diariamente para garantir o acesso dos nossos alunos à um ensino público de qualidade”, ressaltou Bruno.

De acordo com a prefeitura,  a próxima iniciativa do Programa Mais Infância será inauguração da UMEI do Preventório, a 22ª escola entregue nos últimos quatro anos. A nova unidade irá atender moradores dos bairros de Charitas, São Francisco e também a Região Oceânica por estar situada ao lado do Túnel Charitas-Cafubá.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Aryana Araújo e Izabela Villas Boas