Encerrando as atividades da Semana Municipal de Inclusão Digital de Niterói, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação realizaram nesta sexta-feira(29), no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, a premiação dos cinco vídeos mais curtidos nas redes sociais da campanha “Encantadores de Histórias”.

Promovida pela Coordenação de Promoção da Leitura, dirigida pela pedagoga professora Liliane Balonecker, e em parceria com a Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, coordenada pela professora Carla Sena, a campanha tem como objetivo envolver Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA em um projeto de histórias de livros infantis através dos meios digitais.

Foram premiados na E.M Professor André Trouche, o estudante Matheus de Souza Xavier, de 10 anos; na UMEI Professora Denise Mendes Cardia, as alunas Dandara de Miranda, Hadassa Paim Correia de Aguiar e Linda Guimarães e Silva, ambas de cinco anos; e na UMEI Olga Benário Prestes, a estudante Ana Clara Santana Sardo, também de cinco anos. Os participantes foram orientados pelas professoras e pedagogas da rede, entre elas: Fernanda Vieira, Jocele dos Santos, Tatiane Gomes, Elizabeth Mocaiber Freire, Denise Vieira da Silva e Zulei Diniz.

A cerimônia de premiação contou com a presença da Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o Presidente da FME, Bruno Ribeiro e a Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, que falaram sobre a importância do projeto para estimular a leitura.

“O objetivo desse evento é promover a leitura, a contação de história, a imaginação e criatividade das nossas crianças. A atividade da leitura é fundamental na formação do cidadão e esse projeto além de desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, irá contribuir para a ampliação da educação de Niterói”, destacou Flávia.

“Um evento como esse é muito animador para a educação e nos engaja a continuar o trabalho que está sendo realizado pela rede, desde a gestão pedagógica, administrativa e a dedicação diária das equipes escolares. Investir nos nossos alunos é fundamental para garantirmos um ensino público de qualidade”, afirmou Bruno.

“Todos os projetos que temos realizado demonstram o nosso comprometimento com o ensino, com os alunos e com a comunidade escolar. É essencial despertar nas crianças o prazer pela leitura e os professores e pedagogos presentes na nossa rede são fundamentais nesse processo”, declarou Patrícia.

Para assistir a todos os vídeos que participaram da campanha, basta acessar a página da Coordenação de Promoção da Leitura no Facebook < www.facebook.com/cplfmeniteroi/>.

Texto: Larissa Lisboa

Fotos: Alan Jorge Dornelas.