Em comemoração ao Dia Municipal de Inclusão Digital (25/06), Niterói deu início nesta segunda-feira, uma série de atividades voltadas para a educação tecnológica. Os eventos serão promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, através da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias.

A programação faz parte do calendário de eventos da cidade, instituído pela lei Nº 2462, de 19/07/2007, com o objetivo de consolidar o conceito de que todos têm o direito de aprender as práticas tecnológicas e ter o acesso à internet, para que possam se inserir no mundo globalizado.

A solenidade de abertura realizada pela manhã no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, contou com a presença da Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, professora Flávia Monteiro, do Presidente da FME, Bruno Ribeiro, e do Subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes, que abordaram a importância do evento na formação dos profissionais e dos alunos da rede.

“É fundamental oferecer um ambiente conectado que auxilia no trabalho pedagógico desenvolvido dentro das escolas. O uso das diversas tecnologias como recurso educacional é inovador a medida que tanto os professores quanto os alunos serão preparados e orientados para fazerem parte do mundo digital”, afirmou Flávia.

“Desenvolver nas escolas uma educação tecnológica é de suma importância na fundamentação e qualificação do ensino público, inserindo os alunos no mundo digital. Vale ressaltar que temos um compromisso também com a população, por isso investimos nos telecentros e nas plataformas digitais para enriquecer os equipamentos disponíveis para a sociedade”, declarou Bruno.

“Um evento como este reafirma o nosso compromisso com a preparação dos nossos professores para atuar diretamente como interlocutores dos alunos com os novos recursos tecnológicos disponíveis para intensificar os estudos”, destacou Henrique.

Na sequência foi proposta uma mesa redonda para debater o temática da edição deste ano: “Educação e Tecnologia: A caminho de uma prática inovadora”, mediada pela Assessora de Mídias e Novas e Tecnologias e professora da rede, Carla Senna, e contou com a presença da Coordenadora Estadual do Programa de Inovação Educação Conectada (UNDIME/RJ/MEC), Manoela Alves, e do Gestor do Núcleo Tecnológico da Prefeitura de Rio das Ostras, Jhonny Charles, que apresentaram o programa “Educação Conectada” abordando o impacto da tecnologia na educação e a orientação da implementação desse eixo no exercício pedagógico.

A Assessora de Mídias e Novas Tecnologias da SEMECT/FME, Carla Senna, abordou a importância da temática deste ano.

“Trouxemos como proposta a discussão sobre a influência dos avanços tecnológicos no âmbito escolar como ferramenta que auxilia o trabalho pedagógico e a importância da orientação dos alunos no uso dos recursos disponíveis”, destacou Carla.

Dando continuidade ao evento foi realizado no período da tarde, no auditório Amaury Pereira Muniz, na sede da FME, um encontro para relatar as experiências dos profissionais das unidades escolares municipais no contexto das práticas pedagógicas e tecnológicas aplicadas nas escolas.

O evento terá segmento também nesta terça-feira (26), com o “Robótica Day”, que reúne uma mostra das atividades desenvolvidas pelos alunos das 24 escolas da rede que participam do Projeto Robótica Educacional, e que serão expostas na Feira de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre em outubro.

O Encerramento da Semana Municipal de Inclusão Digital de Niterói acontecerá nesta sexta-feira (29), no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, e contará com a premiação dos vídeos mais curtidos durante a Campanha “Encantadores de Histórias”, promovida pela Coordenação de Promoção da Leitura, com o objetivo de unir a arte de contar histórias através de recursos digitais.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Eires Silveira.