A cidade de Niterói realizou nesta sexta-feira, 18, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, o “XVII Seminário – Vítimas do Silêncio”, aberto ao público.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Núcleo de Ações Integradas (NAI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Rede de Defesa da Criança e Adolescente (DCA), o Núcleo de Atenção Especial à Criança, ao Adolescente e Adulto (NAECAA) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o encontro teve como objetivo apresentar os programas de proteção às vítimas de abusos e propor estratégias para reverter os casos que ocorrem na cidade.

A solenidade de abertura contou com a presença da psicóloga, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e professora da rede, Márcia Pombo, que apresentou a proposta do seminário.

Dando continuidade ao evento, foi realizada uma mesa de roda de conversa com a temática “Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes”, mediada pela Supervisora Técnica do NAECAA, Sônia Siqueira, e composta pela Assistente Social do CREAS, Evelyn da Silva, do psicólogo Sandro Pettezzoni e da integrante da equipe de Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP) da FME, Ana Carla França, que abordaram questões de violências contra as vítimas e as formas de proteção e acompanhamento psicológica e social, além de propor ações pedagógicas a serem realizadas no âmbito escolar como instrumento de discussão do tema em pauta, para que condições sejam criadas para trabalhar diariamente com os alunos.

Encerrando o encontro, foi aberto um espaço para debater e dialogar com o público sobre os assuntos tratados durante o seminário.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Alan Jorge Dornelas.