Niterói realizou nesta quarta-feira, 09, no Caminho Oscar Niemeyer, o Seminário “Desafios para a Gestão da Educação Pública Municipal”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação.
O evento fez parte da agenda de atividades da 73ª  Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que tem como objetivo promover a participação ativa de representantes dos 400 municípios brasileiros nas questões urbanas que regem a sociedade.

A abertura da solenidade contou com a presença da poeta, Liliane Balonecker e do cantor, acompanhada pelo cantor Adilson Franco, que fizeram apresentações musicais e literárias.

Pela manhã, uma mesa redonda abordou o tema “Perspectivas e Desafios para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação”. A mediação foi da professora da rede, Márcia Nico, e contou com a presença da vice-presidente da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME), professora Eliana Cavalieri, da Secretária de Educação de Maricá, professora Adriana Costa e do professor da UFF e membro do Conselho Estadual de Educação, Marcelo Naval. 

À tarde, a temática “Desafios para o financiamento da Educação Básica nos municípios brasileiros”, reuniu o ex-ministro de Educação, professor José Henrique Paim, o secretário de Educação de Itaboraí, professor Marcos Dias e o ex-secretário de Educação Básica do MEC, professor Romeu Weliton Caputo.

O prefeito Rodrigo Neves, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, esteve presente e alertou para os efeitos da Emenda Constitucional Federação 241 que está tramitando no Congresso a Câmara e que congela os investimentos com Saúde, Educação e Assistência Social no período de 20 anos. “Esse encontro é  positivo para sugerir propostas a fim de que possamos superar os desafios que o Brasil está vivendo. Niterói tem priorizado a Educação buscando dar continuidade aos projetos lançados na nossa gestão e adequando as prioridades a fim de que possamos superar a crise.”, declarou Rodrigo.  

 

Textos e fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME.