O Projeto Robótica Educacional – Edição 2018 iniciou suas atividades nesta quarta-feira, 28, no miniauditório do Espaço Oswaldo Salles.

Uma iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento de Ensino, através da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias e em parceria com a ASIMUFF, equipe de robótica do Programa de Educação Tutorial (PET-MEC), o programa faz parte de uma Formação Continuada destinada aos professores do Ensino Fundamental, a partir do 2° ciclo e aplicado nas escolas com o objetivo de expandir o conhecimento científico e a interação entre os alunos.

De acordo com a Assessora de Mídias e Tecnologias, Carla Sena, o desenvolvimento da robótica dentro das escolas contribui para o desenvolvimento educacional dos estudantes.

“O Projeto Robótica Educacional proporciona aos alunos múltiplos aprendizados, desenvolve a autonomia, a criatividade e o raciocínio lógico-matemático, numa proposta interdisciplinar, contribuindo com o protagonismo dos estudantes”, destacou Carla.

O projeto é divido em oficinas mensais, nos períodos da manhã e tarde, em que são orientadas atividades com linguagem de programação e montagem de peças com Lego, materiais de baixo custo e sucata.

Ao longo do ano, protótipos serão construídos pelos alunos e apresentados na Mostra de Robótica Educacional, na V Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, que faz parte do calendário da cidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

 Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Aryana Araújo e Larissa Lisboa.