As diretoras e adjuntas das unidades escolares  da rede municipal de Niterói foram designadas nesta segunda-feira, 08, em cerimônia realizada no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, Secretario Executivo de Governo, Axel Grael, o Deputado Estadual, Waldeck Carneiro, a Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, e o Subsecretário de Projetos Especiais, José Henrique Antunes, e  subsecretário ciência e tecnologia, Fernando Barcelos.

O processo consultivo foi realizado no último dia 15 de dezembro e foram computados os votos dos alunos (do 3º ciclo do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos), dos pais e servidores em 89 escolas.

“A Educação é um direito de todos e nada mais justo do que a comunidade, alunos e servidores participem do processo da consulta que escolhe as diretoras responsáveis por coordenar as nossas escolas. Dessa forma estamos afirmando o poder democrático na Educação de Niterói”, declarou Flávia Monteiro.

“O processo consultivo é de suma importância para a Rede Municipal, pois através dele podemos confirmar os cuidados que temos para ofertar às nossas crianças e adolescentes um ensino público de qualidade”, ressaltou Bruno Ribeiro.

“É muito importante para a cidade de Niterói consolidar a cultura de um processo de consulta de escolha direta das comunidades escolares, pois desta forma podemos centralizar a Educação e a valorização dos profissionais pedagógicos que se inserem no contexto”, declarou Waldeck Carneiro.

A programação contou ainda com apresentação musical com a participação da coordenadora de Promoção de Leitura, Liliane Balonecker, das diretoras Debora Assumpção e Glórinha Salgueirinho, e  dos músicos Guilherme Ornellas, Vitor Ornellas e Thiago Gonçalves.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação o mandato das novas diretoras é referente ao triênio de 2018-2020.

Texto: Vitória Pinheiro.

Fotos: Bianca Cavaliere