Em comemoração ao aniversário de 444 anos de Niterói, foi realizado no Horto do Barreto, neste domingo, 26, a 19ª edição do projeto Trilhas da Leitura. O evento foi promovido pela  Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT),  Fundação Municipal de Educação (FME), através da Diretoria de Projetos Especiais.

O  projeto itinerante visita locais públicos e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura com atividades, gincanas, contação de histórias, músicas, biblioteca móvel e oficinas para crianças e adultos.

A festividade contou com a participação de cinco autoras professoras da Rede Municipal de Educação, que aproveitaram a oportunidade para divulgar seus livros: “Bicho de Estimação”, de Liliane Balonecker, “As Cigarras Costurando Cantos e Contos”, de Liliane Balonecker, Camilla Bacellar e Rejane Tinoco, “A lição do Macaco”, de Elaine Furlani e “Bento Vento, Bia Ventania”, de Danielle Fritzen.

O Subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes destacou a importância do projeto. "Mais uma ação da prefeitura, por ocasião da comemoração do aniversário da cidade, em que as bibliotecas populares e os professores oferecem a população de Niterói atividades de incentivo a leitura para crianças, jovens e adultos.", declarou.

Além das apresentações e autógrafos, o professor Léo Batalha animou a garotada. Tiveram ainda oficinas com profissionais das Bibliotecas Populares Municipais e um espaço para doação e troca de livros. De acordo com os organizadores, serão apresentados novos formatos para as edições de 2018.

Texto: Jéssica Figueiredo

Fotos: Cesar Medeiros