A Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, localizada no Campo de São Bento, em Icaraí, na cidade de Niterói, vai completar três anos de reinauguração nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2017.

A unidade pertencia ao Governo do Estado do Rio de Janeiro até o ano de 2013, quando foi inserida no Sistema Bibliotecas Populares de Niterói, sendo municipalizada, reformada e ampliada. Atualmente conta com seis salas divididas em categorias infantil, leitura geral, pesquisa, referência, empréstimo e gibiteca. E conta com um acervo de 12 mil materiais, entre livros, DVD, CD e revistas.

Para celebrar o aniversário da biblioteca será realizada uma programação nos dias 14, com um debate do livro da escritora Yolanda de Regina Costa, mediada pela psicóloga Ana Luísa Neves, às 10h e no dia 17, com a apresentação de um sarau poético feita pelos alunos do teatro Odir Vernon, às 10h.

Para a diretora da Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, Maria da Gloria Souza Blauth, que coordenada a equipe de professores, trabalhando há 50 anos como bibliotecária, é muito gratificante exercer a sua função.

“Além de trabalhar com o que eu gosto, a biblioteca é um local de informação e conhecimento de todos os gêneros que torna possível a acessibilidade à cultura aos leitores e usuários de todas as idades. É muito prazeroso ser bibliotecária e ter como missão a realização de atividades voltadas para a comunidade e acolher o público de maneira que eles se sintam pertencentes ao espaço”.

O Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói foi instituído pelo decreto municipal 11.368/2013 e tem como objetivo a criação de espaços de leitura para um público  de todas as idades, tendo como iniciativa a ampliação do conhecimento e a democratização do acesso à cultura, estimulando o desenvolvimento do hábito de leitura e da formação de novos leitores.

Dentro do programa de qualificação das bibliotecas populares a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação estão realizando um seminário de formação continuada “Biblioteca Pública em foco”,  iniciado no dia 07 de novembro e com o encerramento previsto para o dia 05 de dezembro. O projeto tem como objetivo qualificar o trabalho desenvolvido pelos profissionais das unidades e fortalecimento  da relação entre as bibliotecas e a população.

A Rede Municipal de Educação conta hoje com seis bibliotecas populares: Cora Coralina (Centro), Aguinaldo Pereira de Macedo (Fonseca), Silvestre Mônaco (Ilha da Conceição) Lídice Fróes (Jurujuba), Monteiro Lobato (Barreto) e Anísio Teixeira (Icaraí).

As Bibliotecas coordenadas por Bibliotecários contam com equipe de professores e estagiários, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com programação cultural que engloba rodas de conversas, rodas de leitura, oficinas, contação de história, visitas guiadas com agendamento, orientação à leitura e à pesquisa e empréstimos de livros, CD’s e DVD’s.

           

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Equipe de Assessoria de Comunicação da FME.