Professores da Rede Municipal se reuniram nesta sexta-feira, 6, para a segunda fase do 17º Concurso de Incentivo à Leitura – Poesia.  O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), em parceria com a Coordenação de Promoção da Leitura. O  tema desta edição é "Cecília Meireles: a voz feminina da poesia".

O objetivo do concurso é buscar o aprimoramento da sensibilidade poética dos alunos e dos professores, facilitar o acesso à leitura e incentivar à autoria. A mediação foi feita pela professora e coordenadora do concurso, Rosane Locatelli, a coordenadora de Língua Portuguesa do 3º e 4º ciclos, Marizeth Faria e também As Cigarras, trio a capela composto por Liliane Balonecker, Camila Barcellar e Rejane Tinoco estavam presentes.

Participaram do concurso professores, alunos da Educação Infantil, alunos de 1º ao 4º ciclos do Ensino Fundamental e alunos da EJA, formando sete categorias. Nesta etapa, as poesias foram avaliadas a partir dos critérios de pertinência temática, originalidade, sensibilidade e ritmo e foram selecionados quatro finalistas de cada categoria. Na terceira etapa, será feita a seleção final para que seja escolhido um vencedor de cada categoria.

A final será realizada no dia 01/11, no Teatro Municipal de Niterói. Os finalistas farão as apresentações dos poemas, podendo ser em forma de leitura dramatizada, declamação, música, dança, entre outros. Os professores e alunos vencedores receberão como prêmio um tablet.

Texto/Fotos: Jéssica Figueiredo