A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação encerraram nesta sexta-feira, 29, as atividades do Seminário “Infâncias, Artes e Imaginação”.

O terceiro dia foi marcado por oficinas e rodas de conversa em vários locais cidade. No Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Professor Doutor Luiz Guilherme Vergara (UFF) e a professora de Artes da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Barbara Harduim, abordaram o tema “A relação ou a não relação com os territórios culturais na Educação Infantil”. Já no Museu de Arte Popular Janete Costa, o professor e curador Jorge Mendes debateu a temática “Vivências e inserção na Cultura Popular”.

Também foram realizadas atividades no Solar do Jambeiro, e o grupo “As Cigarras”, formado pelas professoras da rede, Liliane Balonecker, Rejane Tinoco e Camila Bacelar, junto com a atriz e escritora, Danielle Fritzen, fizeram uma apresentação musical, “Pelos fios da poesia”, com leituras poéticas e contação de histórias. Após a apresentação, foi realizada a mesa “As artes da infância e a infância do artista”, mediado pela pedagoga da SEMECT/FME, Lílian Garcia, e pelo Artista Plástico, Lin Lima.

Já na Sociedade Fluminense de Fotografia, o coordenador de Artes da rede e fotógrafo, Eires Silveira, falou sobre a exposição “Fotografia: Pelas Lentes do Sensível” que ficará em cartaz até o dia 14/10. Realizou também dinâmicas com o público presente, trabalhando fotografias feitas por aparelhos celulares.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, ressaltou a importância do trabalho realizado durante os três dias de seminário. “A troca de experiências realizadas nesse período é importante pois coloca em destaque o trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito de Educação Infantil”, declarou.

De acordo com o presidente da FME, Bruno Ribeiro, todos os trabalhos desenvolvidos tem a marca da qualificação da Educação pública de Niterói. “É de suma importância investir em nossos profissionais, pois através deles iremos promover o desenvolvimento de um ensino de qualidade e a capacitação dos nossos alunos”, destacou.

A solenidade de encerramento do seminário aconteceu no Teatro Municipal de Niterói, e foi dirigido pela diretora de Educação Infantil e coordenadora do Programa Criança na Creche (ProCC), Eliza Pandino, que aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de todos na organização do evento.

O púbico também pode curtir uma apresentação do grupo Clube do Choro de Niterói, formado pelos músicos: Paulinho Bandolim (bandolim), Eduardo Jones (cavaquinho), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro).

Texto e fotos: Equipe de assessoria de comunicação social da FME.