A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia(SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação(FME) realizou nesta quarta- feira(27), durante todo o dia, o I Seminário de Práticas de Letramento em Línguas Adicionais e Materna, no auditório da Universidade Estácio de Sá – Campus Niterói II.

O evento  foi promovido pela Diretoria de 3º e 4º ciclos e contou com a presença de profissionais de língua portuguesa, francesa, inglesa e espanhola. O objetivo foi discutir que o letramento não tem somente a finalidade de fomentar a leitura, mas também a formação de um novo leitor com pensamento crítico.

A abertura do evento contou com uma  mesa de debate sobre os  temas "Multiletramento: teoria e prática em sala de aula", dirigido pela Professora Leonor Werneck dos Santos, doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,  e  com o Professor Dr. Joel Austin Windle, integrante do NECLES – Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade da Universidade Federal Fluminense, que abordou o "Ensino de língua(s) em uma perspectiva de cidadania intercultural".

Durante o evento foram expostas experiências exitosas de aprendizagem por meio da comunicação oral, como por exemplo o ensino da língua inglesa com o auxílio de músicas. E no encerramento, os participantes foram direcionados para minicursos mediados por profissionais da rede e professores convidados. Foi entregue um certificado de participação do Seminário.

O Seminário Práticas de Letramento em Línguas Adicionais e Materna teve apoio do Instituto de Letras – UFF, Grupo Santillana e a Embaixada da França no Brasil.
 

Textos e Fotos: Alan Jorge Dornelas